Brasília Amapá |
Manaus

Incêndio destrói prédio histórico da Bolsa de Valores de Copenhague; veja vídeo

Compartilhe

Mundo – Uma das cenas mais chocantes do incêndio que tomou conta do prédio da Antiga Bolsa de Valores de Copenhague foi a queda de sua icônica torre. A construção tem cerca de 400 anos e as chamas se espalharam. Parte do telhado também desabou.

Enquanto os bombeiros combatiam as chamas, alguns cidadãos ajudaram a tirar do prédio histórico pinturas e outras obras de arte.

Veja queda da estrutura conhecida como agulha, e outras cenas do incêndio:

O trabalho do público para tirar as obras de arte de dentro da construção emocionou o ministro da Cultura dinamarquês, Jakob Engel-Schmidt.

“Comovente ver que pessoas deram a mão para salvar tesouros artísticos e imagens icônicas do edifício em chamas”, escreveu nas redes sociais.

O porta-voz dos bombeiros, Vedsted Andersen, afirmou que o trabalho para acabar com o fogo é muito difícil, e que há partes do edifício onde os profissionais não conseguem acessar por causa do perigo de queda de material.

Ainda não se sabe a causa das chamas. Não há relatos de vítimas.

Veja o vídeo: 

Prédio e torre históricos

O Boersen, como é conhecida a antiga Bolsa de Valores, fica perto do Palácio de Christiansborg, sede do parlamento dinamarquês. Destino turístico popular, tem uma torre única com 56 metros de altura, projetada como as caudas entrelaçadas de quatro dragões.

O prédio estava cercado por andaimes para renovação do telhado e, principalmente do pináculo – erguido em 1615 e considerado um dos principais exemplos do estilo renascentista holandês na Dinamarca.

No local, atualmente, funcionava a Câmara de Comércio Dinamarquesa, para onde se mudou em 1974. Além de abrigar a Câmara de Comércio, a Antiga Bolsa é utilizada para jantares de gala, conferências, festas e outros eventos.

“É um desastre nacional”, afirmou o chefe da Câmara, Brian Mikkelsen. Ele estava entre os populares que ajudaram a retirar as obras de arte, segundo o Metrópoles.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7