Brasília Amapá |
Manaus

‘Gripe do tomate’ preocupa após infectar rapidamente 82 crianças na Índia

Compartilhe
'Gripe do tomate' preocupa após infectar rapidamente 82 crianças na Índia

Mundo – Um novo vírus, apelidado pela comunidade científica de “gripe do tomate”, foi identificado em 82 crianças com menos de 5 anos no estado de Kerala e Tamil Nadu, no sul da Índia. Os casos foram registrados entre 6 de maio e 26 de julho deste ano, segundo o artigo “Surto de gripe do tomate na Índia”, publicado na revista científica “The Lancet” nesta semana.

Além disso, o Centro Regional de Pesquisa Médica em Bhubaneswar relatou que 26 crianças de 1 a 9 anos em Odisha também teriam sido infectadas. Segundo o artigo, nenhuma outra região da Índia além de Kerala, Tamil Nadu e Odisha foi afetada pelo vírus. A publicação do artigo que relata o caso foi feita na revista científica The Lancet na última quarta-feira (17/8).

A infecção não é considerada perigosa e os principais sintomas registrados foram coceiras nas manchas, que podem chegar ao tamanho e cor de tomate (por isso, o nome), e febre. Apesar de algumas das manifestações da doença serem similares às da Covid-19, o relatório informou que os vírus não têm relação entre si.

Ainda há poucas informações sobre o patógeno causador da gripe do tomate, mas os cientistas apontam que a doença pode também ser um efeito colateral da chikungunya ou dengue em crianças, ou uma variante da doença mão-pé-boca.

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7