Brasília Amapá |
Manaus

Governo do Canadá quer prender caminhoneiros que protestam contra passaporte sanitário

Compartilhe
Governo do Canadá quer prender caminhoneiros que protestam contra passaporte sanitário

Mundo – Depois de decretar estado de emergência nesta segunda-feira (7), o governo de Ottawa, no Canadá, recorreu a um conselho municipal para encerrar os protestos de caminhoneiros.

Centenas de profissionais paralisados reivindicam o fim da exigência da vacina e quarentena a recém-chegados dos EUA. A manifestação já está no 10º dia. Cowboys chegaram a se unir ao protestos. Confira:

Jim Watson, prefeito da capital canadense, disse esperar respostas sobre os recursos policiais que ainda restam para combater a paralisação. Ele também pediu uma revisão independente das ações de funcionários e políticos em relação à greve.

Na sexta-feira (4), o chefe de polícia de Ottawa, Peter Sloly, disse que não há funcionários suficientes para conter os protestos. Hoje afirmou que busca mais ajuda para “aumentar a pressão” sobre os caminhoneiros. Segundo Sloly, a polícia prendeu 20 manifestantes desde 6ª feira.

Como os protestos começaram

Em 15 de janeiro, o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau definiu que todos os caminhoneiros canadenses não inoculados vindos dos EUA fossem obrigados a ficar em quarentena assim que retornassem ao Canadá.

A medida desagradou os profissionais, que afirmaram perder viagens com a parada obrigatória. A medida coincidiu com uma determinação dos EUA, que exige que caminhoneiros estrangeiros apresentem prova de vacinação para entrar no país. Logo, mais de 50 mil caminhoneiros se uniram no Canadá, e inundaram as estradas em protestos contra os mandados de vacinação, rumo a Ottawa. E prometeram não sair de lá enquanto os mandados não forem removidos.

Os protestos escalaram de tal forma que logo se transformaram em um protesto contra Trudeau, líder do Partido Liberal no país.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7