Espanha confirma que 219 pessoas morreram e 93 estão desaparecidas após forte tempestade
Mundo – O número de mortos nas inundações de 29 de outubro na Espanha subiu para 219, e as autoridades ainda buscam por 93 desaparecidos, conforme os dados mais recentes. Antes, o balanço indicava 217 vítimas fatais e 89 pessoas desaparecidas.
A Comunidade Valenciana, região mais afetada, contabiliza 211 mortos. Em Castela La Mancha, sete pessoas perderam a vida, enquanto na Andaluzia, no sul do país, houve uma morte registrada durante a tempestade da semana anterior.
Os números foram confirmados na noite de quarta-feira (6) pelo ministro do Interior espanhol, Fernando Grande-Marlaska, em entrevista à rádio Cadena Ser. Em relação aos desaparecidos, as autoridades informaram que, até as 20h de ontem, as equipes mistas de polícia e médicos forenses haviam confirmado 93 casos.
Os desaparecidos são exclusivamente aqueles cujas famílias forneceram dados e amostras biológicas, facilitando uma eventual identificação das vítimas, segundo informações do Tribunal Superior de Justiça da Comunidade Valenciana, responsável pelo Centro de Integração de Dados (CID), entidade ativada em emergências desse porte.
O CID também informa que o número de desaparecidos pode continuar a variar, pois algumas denúncias podem ainda não ter sido feitas e, atualmente, há 54 corpos não identificados em Valência, cujas informações estão sendo confrontadas com os dados dos desaparecidos.
Grande-Marlaska ressaltou que os dados sobre os desaparecidos são tratados com “máxima sensibilidade” e que apenas o CID está autorizado a divulgar informações, com base em “dados objetivos”. Segundo o ministro, essa é uma medida essencial para conter a desinformação e boatos que circulam nas redes sociais e outros canais sobre as inundações.
Foto: Reuters.