Brasília Amapá |
Manaus

“Épico”: SpaceX faz primeiro voo bem-sucedido com o Starship

Compartilhe

Mundo – O Starship, foguete de nova geração com o qual a SpaceX espera vir a realizar missões espaciais mais ambiciosas, decolocou, esta quinta-feira, de uma base no Texas, Estados Unidos, para o seu quarto voo de teste, resultando no seu voo mais bem-sucedido.

O voo durou cerca de uma hora e terminou com o pouso no Oceano Índico, como era previsto.

Tratou-se do quarto voo de teste, sendo que dois dos anteriores terminaram no ano passado em explosões após a decolagem. Num terceiro voo de teste, em março, a nave fez um voo orbital, mas perdeu-se antes de conseguir pousar em segurança.

É com este modelo de nave que os Estados Unidos pretendem lançar novamente astronautas, em 2026, e ir a Marte. A última vez que astronautas pisaram a superfície da Lua foi em 1972.

Hoje, o protótipo da Starship decolou da base da SpaceX em Boca Chica, no Estado do Texas, com a separação do módulo propulsor – chamado Super Heavy – ocorrendo aos três minutos de voo. Quatro minutos depois, o módulo caiu no Golfo do México conforme o previsto.

Decorrida uma hora e cinco minutos de voo orbital, a 160 quilômetros de altitude, a nave pousou de forma controlada no oceano Índico, a oeste da Austrália.

Elon Musk, fundador e diretor executivo da SpaceX, considerou o voo de teste de hoje um “feito épico”.

O lançamento foi transmitido ao vivo a partir da rede social X.

Do voo de hoje, para o qual a SpaceX fez atualizações de ‘software’ e ‘hardware’, nada foi recuperado, embora a nave seja concebida para ser reutilizável.

Acoplados, a Starship e o Super Heavy formam o veículo espacial mais potente do mundo, com 121 metros de altura.

 * Com informações do Notícias ao Minuto


Siga-nos no Google News Portal CM7