Brasília Amapá |
Manaus

Dormir mal aumenta a sensibilidade à dor, além de agravar enxaqueca e cefaleia, dizem pesquisadores

Compartilhe
Dormir mal aumenta a sensibilidade à dor, além de agravar enxaqueca e cefaleia, dizem pesquisadores

Mundo – Evidências científicas apontam que existe uma interação marcante entre o sono e a dor. Estudos mostram que a privação de sono em pessoas saudáveis está associada ao aumento das respostas ao estímulo da dor1-2. Outras pesquisas3 revelam que a insônia é capaz de exacerbar o risco da dor de cabeça em pessoas que sofrem de cefaleia e enxaqueca. Mais da metade dos pacientes com dor crônica — aquela que persiste por mais de 3 meses — relatam dificuldade para adormecer, manter o sono e insatisfação com a qualidade de sono2.

“Por outro lado, pessoas com dor persistente não conseguem dormir bem. Por isso é importante tratar as queixas de dor e da má qualidade de sono ao mesmo tempo”, explica a pesquisadora do Instituto do Sono e fisioterapeuta, Priscila Morelhão, mestre e doutora pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), com período de intercâmbio na Universidade de Sidney, na Austrália, e pós-doutorado em Biologia e Medicina do Sono na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Um estudo4 realizado na Universidade de Aalborg, na Dinamarca, publicado em março de 2023 no European Journal of Pain, investigou o impacto de 3 noites consecutivas de sono interrompido no mecanismo central de dor de 30 pessoas saudáveis. Para isso, eles aplicaram uma série de questionários sobre sono, atividade física e dor. Também usaram um dispositivo mecânico, conhecido por algômetro, para aplicar uma pressão sobre a pele e quantificar o grau da dor. Feito isso, os participantes foram acordados à meia-noite, 2h30 e 5 horas nessas 3 noites. Terminada esta fase do experimento, todos voltaram a responder os questionários e passaram pelo algômetro novamente. Os resultados mostraram que a interrupção do sono por 3 noites consecutivas induziu a hipersensibilidade à dor em indivíduos saudáveis.

Dor crônica

A dor crônica5 pode causar imobilidade, incapacidade para o trabalho, dependência de medicamentos, de profissionais de saúde e de cuidadores, além de transtornos psiquiátricos como depressão e ansiedade. Um estudo6 recente revelou que este tipo de dor acomete 76% da população brasileira. A mais prevalente é na região lombar, seguida por dores nos joelhos, nas mãos e nos ombros.
A relação bidirecional entre a qualidade de sono e a dor lombar crônica foi tema de um estudo7 coordenado por Priscila Morelhão e publicado na revista Archives of Physical Medicine and Rehabilitation. O objetivo foi avaliar se a má qualidade de sono seria capaz de predizer com precisão a intensidade de dor lombar mais intensa a longo prazo. Durante 6 meses, os pesquisadores acompanharam 215 idosos com dores lombares crônicas. No início do estudo, eles responderam a questionários sobre os níveis de dor e qualidade de sono. No final do experimento, houve novas entrevistas e todos disseram que a dor piorou. “Nossos resultados mostraram que a qualidade de sono na avaliação inicial prediz o aumento a intensidade da dor após 6 meses”, declara.
Existem várias explicações para o fato de que a privação de sono aumenta a sensibilidade à dor. Em pessoas com fibromialgia e outras dores crônicas, o estágio do sono de ondas lentas é interrompido pelo surgimento por uma onda de frequência alta, conhecida como atividade alfa. Segundo Priscila Morelhão, essa característica “impede que a pessoa tenha um sono profundo e reparador e não recupere a sua musculatura”.

Distúrbios de sono, como a insônia e apneia obstrutiva do sono, geram uma alteração no padrão de sono, contribuindo para a inflamação dos tecidos, o que reduz a função física dessas pessoas e aumenta a sensação de dor.
Tratar o sono e a dor

Os especialistas acreditam que, paralelamente às terapias voltadas à dor crônica, o paciente deve se submeter a um tratamento para melhorar seu padrão de sono, o que poderá trazer vários benefícios à sua saúde. Mesmo porque o aumento da sensibilidade à dor é um dos efeitos das noites mal dormidas. Outros são o desequilíbrio hormonal, enfraquecimento do sistema imunológico, prejuízo das funções cardiovasculares e cognitivas, além de alterações de humor.
Quando necessário, é preciso buscar ajuda médica para melhorar o sono. A pesquisadora do Instituto do Sono, Priscila Morelhão, também dá algumas dicas para quem quer dormir melhor:

  • Rotina é essencial — defina horários para dormir e acordar, fazer suas refeições, trabalhar e se dedicar ao lazer.
  • Evite estimulantes — não tome bebidas com cafeína (chá preto, branco, verde e café) e bebidas alcoólicas após as 15 horas.
  • Longe das telas — não acessar celulares, tablets e televisão 1 hora antes de dormir. A luz emitida por esses aparelhos eletrônicos sinaliza ao cérebro que ainda é dia.
  • Não leve problemas para a cama — se tiver uma série de atividades para o dia seguinte, melhor fazer escrever uma lista de todas elas de modo que as preocupações fiquem do lado de fora do quarto.
  • Exercício físico tem hora — as atividades físicas devem ser feitas até 2 horas antes de ir para a cama, a fim de não atrapalhar o sono.
  • Prefira refeições leves — no jantar evite comidas pesadas para facilitar a digestão e o sono.

Referências

1. Smith MT , Haythornthwaite JA . How do sleep disturbance and chronic pain inter-relate? Insights from the longitudinal and cognitive-behavioral clinical trials literature. Sleep Med Rev. 2004; 8 (2): 119-132.

2. Finan PH , Goodin BR , Smith MT . The association of sleep and pain: an update and a path forward. J Pain. 2013; 14 (12): 1539-1552.

3. Boardman HF, Thomas E, Millson DS, Croft PR . The natural history of headache: predictors of onset and recovery. Celphagia 2002. 26 (9): 1080-1088.

4. E. Hertel, M. E. McPhee, K. K. Petersen. Investigation of pain sensitivity following 3 nights of disrupted sleep-in healthy individuals. European Journal of Pain. 2023

5. Sociedade Brasileira dos Estudos da Dor (SBED).

6. Carvalho, Ravena Carolina de et al. Prevalence and characteristics of chronic pain in Brazil: a national internet-based survey study. BrJP, v. 1, p. 331-338, 2018.

7. Priscila Morelhão e al. Bidirecional Association Between Sleep Quality and Low Back Pain in Older Adults: Longitudinal Observational Study. Archives of Physical Medicine and Rehabilitation. 2021.

Sobre o Instituto do Sono

O Instituto do Sono é um centro de referência mundial em pesquisa, diagnóstico e tratamento em distúrbios de sono. Fundado em 1992 pelo Professor Sergio Tufik, é formado atualmente por mais de 100 colaboradores, entre eles médicos de diversas especialidades, técnicos, psicólogos, biólogos, biomédicos, dentistas, assistentes sociais, enfermeiras, fisioterapeutas, educadores físicos e pesquisadores. Além do atendimento à população, conta com uma área de educação continuada que já capacitou mais de 4.000 profissionais de saúde.
O Instituto do Sono faz parte da AFIP (Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa), uma instituição privada, sem fins lucrativos e filantrópica, fundada por profissionais da área da saúde, professores universitários e pesquisadores há mais de 40 anos. Seu objetivo é fornecer suporte financeiro para atividades de docência, pesquisa científica e atendimento médico à população.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7