Desesperador: vídeo mostra turistas lutando pela vida após erupção do vulcão Etna; veja vídeo
Mundo – Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um grupo de turistas correndo para escapar de uma imensa nuvem de fumaça durante a erupção do vulcão Etna, na Sicília, Itália. As imagens, registradas no dia 1º de junho de 2025, são reais e já acumulam milhares de visualizações no X (antigo Twitter) desde que foram publicadas em 21 de julho.
O vídeo foi gravado pelo turista Mounir El Khoury, que estava no local junto com a esposa. Em um post no Instagram, ele relatou que o grupo de visitantes fazia uma trilha guiada no vulcão quando houve o colapso inesperado de uma cratera, provocando fluxos piroclásticos — fumaças e fragmentos sólidos expelidos pelos vulcões — e assustando os presentes.
Veja o vídeo:
“Depois de passarmos cerca de 20 minutos no local, houve um colapso inesperado da cratera, causando uma coluna de fumaça intensa e fazendo com que todos corressem para um local mais seguro. Os guias previram e lidaram com a situação perfeitamente”, disse Mounir.
Autenticidade confirmada
Ferramentas de verificação de imagens, como o Google Lens, confirmaram que o vídeo foi publicado originalmente no dia 2 de junho na conta do turista. Além disso, duas plataformas especializadas — Hive Moderation e Sightengine — apontaram que não há indícios de uso de inteligência artificial ou adulterações nas imagens.
Atividade do Etna
O vulcão Etna, considerado o mais ativo da Europa, entrou em erupção no dia 1º de junho, surpreendendo turistas que subiam o monte. O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália informou, na ocasião, que os tremores foram intensos, mas restritos ao cume, sem atingir áreas habitadas.