Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Desesperador: moradores do Havaí começam a fugir da costa da ilha em meio a alerta de tsunami; veja vídeos

Compartilhe

Mundo – Um forte terremoto de magnitude 8,8 ao largo da península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, provocou ondas de tsunami de até 5 metros nas proximidades e gerou ordens de retirada em locais tão distantes quanto o Havaí e em todo o Pacífico na quarta-feira.

O terremoto raso danificou edifícios e feriu várias pessoas na remota região russa, enquanto grande parte da costa leste do Japão, devastada por um terremoto e tsunami de magnitude 9,0 em 2011, recebeu ordens de retirada.

Um morador da cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky disse que o tremor continuou por vários minutos.

“Decidi deixar o prédio”, afirmou Yaroslav, de 25 anos. “Parecia que as paredes poderiam desabar a qualquer momento. O tremor durou continuamente por pelo menos 3 minutos.”

Imagens de vídeo divulgadas pelo ministério da saúde da região mostraram uma equipe de médicos em Petropavlovsk-Kamchatsky realizando uma cirurgia enquanto os tremores sacudiam seus equipamentos e o chão sob eles.

Ondas de tsunami atingiram partes de Kamchatka, inundando parcialmente o porto e uma fábrica de processamento de peixes na cidade de Severo-Kurilsk e varrendo embarcações de suas amarras, disseram autoridades regionais e o ministério de emergência da Rússia.

Imagens verificadas de drones mostraram que toda a costa da cidade estava submersa, com prédios mais altos e algumas instalações de armazenamento cercados por água.

“O terremoto de hoje foi grave e o mais forte em décadas de tremores”, declarou o governador de Kamchatka, Vladimir Solodov, em um vídeo postado no aplicativo de mensagens Telegram. Cientistas russos disseram que foi o mais forte a atingir a região desde 1952.

No Havaí, ondas de até 1,7 metro atingiram as ilhas antes que o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico reduzisse seu nível de alerta para o Estado por volta das 5h50 (horário de Brasília), dizendo que não era esperado um tsunami de grandes proporções.

Os moradores da costa foram orientados a se refugiar em locais altos ou acima de prédios, e a Guarda Costeira dos EUA ordenou que os navios saíssem dos portos.

Os voos do aeroporto de Honolulu foram retomados mais tarde, informou o departamento de transportes, enquanto o principal aeroporto de Maui permanecia fechado, com os passageiros abrigados no terminal.

Ondas de tsunami de quase meio metro foram observadas até a Califórnia, e ondas menores atingiram a província canadense da Colúmbia Britânica.





Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais