Brasília Amapá |
Manaus

‘Cometa do Diabo’ se aproxima da Terra e poderá ser observado no Brasil; veja data

Compartilhe

Mundo – Ao longo das próximas semanas, os entusiastas da astronomia terão a oportunidade de observar um dos cometas mais brilhantes conhecidos pelos cientistas à medida que o 12P/Pons-Brooks se torna visível no céu noturno.

Neste momento, o Cometa do Diabo, como é popularmente conhecido este corpo celeste, está se aproximando do nosso planeta (sem risco algum de colisão) e, por isso, em alguns lugares, como no Hemisfério Norte, já é possível de ser observado com o auxílio de instrumentos.

Descoberto em 1812 pelo astrônomo francês Jean-Louis Pons, o 12P/Pons-Brooks ganhou esse apelido “diabólico” devido a uma explosão em julho de 2023, que distorceu sua coma, ou seja a nuvem de poeira e gás que circunda o seu núcleo, em uma forma de chifres.

E o cometa já está se tornando mais brilhante para a observação, com uma magnitude atual de 5,0 (quanto menor esse número, mais brilhante é o objeto), mais brilhante que o planeta Urano do nosso Sistema Solar.

No entanto, em países do Hemisfério Sul, como o Brasil, só perto de 19 ou 20 de abril o cometa se tornará vísivel.

Nesse momento, ele alcançará seu brilho máximo, potencialmente chegando a uma magnitude de 3,0, de acordo com plataformas especializadas de medição.

Isso significa que ele será visível a olho nu ou com binóculos, embora a proximidade do cometa com o Sol no céu possa dificultar observações, especialmente em áreas urbanas com poluição luminosa, como na cidade de São Paulo.

Para localizar o 12P/Pons-Brooks no céu, aplicativos de observação de estrelas para celular como o Star Walk 2 ou o Sky Tonight podem ser úteis, já que permitem a identificação de diversos objetos astronômicos, além de cometas.

Basta procurar pelo Cometa do Diabo na ferramenta de busca desses apps e apontar o celular para o céu perto do melhor horário de observação.

Cometas mais brilhantes do ano

Os cometas são grandes objetos feitos de poeira e gelo que orbitam o Sol. Neste ano, os destaques de observação ficam com os seguintes astros:

C/2021 S3 (PANSTARRS). Período de visibilidade: de janeiro a junho. Brilho Máximo: março. Visibilidade: por meio de binóculos, em céus escuros, durante a madrugada.
C/2023 A3 (Tsuchinschan-ATLAS). Período de visibilidade: de setembro a novembro. Brilho Máximo: outubro. Visibilidade: final da madrugada (começo de outubro) e começo da noite (final de outubro), por meio de binóculos.
12P/Pons-Brooks (ou Cometa do Diabo). Período de visibilidade: de fevereiro a junho. Brilho Máximo: abril. Visibilidade: por meio de binóculos, no começo da noite.
13P/Olbers. Período de visibilidade: de junho a agosto. Brilho Máximo: julho. Visibilidade: por meio de binóculos, no começo da noite.
62P/ Tsuchinschan 1. Período de visibilidade: de janeiro a março. Brilho Máximo: janeiro. Visibilidade: por meio de binóculos, durante a madrugada.
144P/Kushida. Período de visibilidade: de janeiro a fevereiro. Brilho Máximo: janeiro. Visibilidade: por meio de pequenos telescópios, em céus escuros, durante o começo da noite.

* Com informações do G1


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7