Brasília Amapá |
Manaus

Cidadãos franceses vão às ruas de Paris novamente para protestar contra a reforma da Previdência

Compartilhe

Mundo – Nesta quinta-feira, 6 de abril, a França vive, mais uma vez, uma grande mobilização no país. Trata-se da ida dos cidadãos às ruas para a realização de um protesto contra a reforma previdenciária. Este é o 11º dia de protestos, que têm levado milhares de pessoas às ruas.

A primeira-ministra francesa, Élisabeth Borne, realizou uma reunião, nessa quarta-feira (05), com sindicatos com o intuito de bloquear o clima de tensão social, e fazer com que os cidadãos fiquem mais calmos acerca dos novos decretos.

No entanto, a primeira-ministra não acatou o principal pedido dos sindicatos, que é a retirada da lei, que tanto está incomodando os franceses. A lei foi aprovada com recurso baseado na constituição nacional.

Essa aprovação fez com que não houvesse a necessidade de o texto passar por aprovação no parlamento.

Na lei, os cidadãos que se aposentariam com 62 anos, agora passam a ter esse direito garantido apenas a partir dos 64, ou seja, dois anos a mais que o normal, sem penalizações financeiras.

O último protesto ocorreu no dia 28 de março, onde ocorreram violentas ações de protestos contra a nova lei. Na ocasião, as autoridades francesas se mobilizaram com um “dispositivo de segurança inédita”, segundo divulgado pelo governo francês. A segurança reforçada contou com um efetivo de 13 mil agentes, sendo 5,5 mil só em Paris.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7