Brasília Amapá |
Manaus

“China não deve enviar armas à Rússia”, diz Biden

Compartilhe
"China não deve enviar armas à Rússia", diz Biden

Mundo – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse na 6ª feira (24.jan.2023) que “não prevê” que haja uma iniciativa por parte da China para enviar armas à Rússia.

Os comentários foram feitos depois de o secretário de Estado, Antony Blinken, afirmar que a China estava considerando “fornecer apoio letal” à Rússia. O que Pequim negou.

Em entrevista à ABC News, Biden explicou que se reuniu com Xi Jinping, presidente da China, em novembro de 2022, e afirmou a ele que, caso o país enviasse armamentos para Moscou, os Estados Unidos “responderiam”

“Se você está envolvido no mesmo tipo de brutalidade, de apoiar a brutalidade que está acontecendo, você pode enfrentar as mesmas consequências”, disse ele ao presidente chinês na ocasião.

Biden ainda acrescentou que os Estados Unidos irão impor “sanções severas” a qualquer país que envie armas para a Rússia.

A Guerra na Ucrânia completou 1 ano na sexta-feira (24). Em 24 de fevereiro de 2022, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, autorizou o início de uma “operação militar especial” na Ucrânia. Com a justificativa de proteger a população das províncias separatistas de Donetsk e Luhansk e “desmilitarizar e desnazificar” o território ucraniano, iniciou uma guerra que já dura 1 ano.

Hoje, o conflito vivencia um impasse em que russos continuam a atacar para conseguirem o controle de territórios no leste da Ucrânia. No entanto, ucranianos conseguem se defender das ofensivas, especialmente por causa da ajuda dada pelos EUA e países europeus.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7