Brasília Amapá |
Manaus

Casa Branca alerta que Rússia pode invadir Ucrânia durante Olimpíadas e pede que americanos saiam

Compartilhe
Casa Branca alerta que Rússia pode invadir Ucrânia durante Olimpíadas e pede que americanos saiam

Mundo – Quaisquer americanos que ainda estejam na Ucrânia devem sair “imediatamente”, disse a Casa Branca nesta sexta-feira (11), alertando que a Rússia poderia lançar uma invasão do país “a qualquer momento” – possivelmente até durante as Olimpíadas.

“Qualquer americano na Ucrânia deve sair o mais rápido possível e, em qualquer caso, nas próximas 24 a 48 horas”, disse o conselheiro de segurança nacional do presidente Joe Biden, Jake Sullivan, durante uma coletiva de imprensa.

Sullivan observou que os EUA não têm certeza de que o presidente russo, Vladimir Putin, tomou a decisão final de invadir a Ucrânia. Mas “pode muito bem acontecer em breve”, disse ele.

A Rússia passou meses construindo sua presença militar em vários pontos ao longo da fronteira ucraniana. Mais de 100.000 soldados russos estão atualmente estacionados lá.

Caso a Rússia invada, os EUA e seus aliados estão “prontos para responder de forma decisiva” por meio de uma série de ações, como a imposição de “severas sanções econômicas” e mudanças na postura das forças da Otan, disse Sullivan.

“Aconteça o que acontecer a seguir, o ocidente está mais unido do que há anos”, disse Sullivan.

Espera-se que o presidente dos EUA, Biden, converse com Vladimir Putin por telefone em meio a novos alertas urgentes sobre o potencial de um conflito na Ucrânia.

“Espero que ele se comunique por telefone com o presidente Putin, mas não tenho nada para anunciar sobre isso agora”, disse o conselheiro de segurança nacional Jake Sullivan.

Biden conversou pela última vez com Putin no final de dezembro. Desde então, as forças russas se acumularam em maior número ao longo da fronteira com a Ucrânia, e Sullivan disse na sexta-feira que havia uma “possibilidade muito distinta” de uma invasão.

Outros líderes, inclusive da França e da Alemanha, se envolveram com Putin em Moscou.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7