Brasília Amapá |
Manaus

Canadá vai bloquear contas bancárias de quem participar de protestos dos caminhoneiros

Compartilhe
Canadá vai bloquear contas bancárias de quem participar de protestos dos caminhoneiros

Brasil – Como parte de uma estratégia maior para tentar barrar os protestos contra passaporte sanitário no Canadá, autoridades do país anunciaram nesta segunda-feira (14/2) que os bancos terão autorização para congelar as contas de qualquer pessoa ligada aos atos.

Inicialmente organizada pela categoria dos caminhoneiros, a mobilização agora agrupa ex-policiais, veteranos do exército, desempregados e população em geral.

Controle

A medida, anunciada pelo premiê Justin Trudeau e detalhada pela ministra das Finanças, Chrystia Freeland, faz parte das ações previstas no estado de emergência nacional decretado na segunda.

Com isso, o Estado terá o poder de suspender liberdades civis para manter a ordem, e um dos pontos principais é a tentativa de cortar a origem do dinheiro que tem permitido a organização dos atos.

“Trata-se de seguir o dinheiro e de parar o financiamento desses bloqueios ilegais”, afirmou a ministra Freeland em pronunciamento.

“Estamos avisando: se o seu caminhão estiver sendo usado nesses protestos, suas contas serão imediatamente congeladas”, completou.

A busca pelo rastro do dinheiro foi além. O governo detalhou que acaba de ampliar as regras de combate à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo no país para que abarquem também as plataformas de financiamento coletivo, de onde boa parte da verba usada nos protestos atuais foi coletada.

 

Leia também:

Primeiro-ministro do Canadá foge e se esconde após protestos de caminhoneiros contra passaporte Covid

Governo do Canadá quer prender caminhoneiros que protestam contra passaporte sanitário

Trudeau quer invocar lei nunca usada no Canadá para acabar com protestos de caminhoneiros

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7