Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Brasileiros que vivem no exterior se unem aos protestos “Reaja Brasil!”; veja vídeo

Compartilhe
Brasileiros que vivem no exterior se unem aos protestos "Reaja Brasil!"; veja vídeo

Mundo – Brasileiros que vivem no exterior se uniram aos protestos do movimento “Reaja Brasil!” realizados neste domingo (3), em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e contra ações do Supremo Tribunal Federal (STF), especialmente do ministro Alexandre de Moraes. As manifestações, que ocorreram em diversas cidades brasileiras e também no exterior, tiveram como pautas principais o pedido de impeachment de Moraes, a anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 e críticas ao que os manifestantes chamam de “perseguição judicial” contra conservadores no Brasil.

Protestos em Milão, Itália

Na cidade de Milão, um grupo de brasileiros se reuniu para protestar contra o que classificam como “avanços autoritários” do STF. Com faixas e bandeiras do Brasil, os manifestantes pediram o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, apontado como responsável por medidas restritivas contra políticos e apoiadores da direita brasileira. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram os brasileiros entoando gritos de ordem e exibindo cartazes com mensagens como “Fora Moraes” e “Reaja Brasil!”.

Mobilização nos EUA

Nos Estados Unidos, brasileiros residentes em Nova York se concentraram em Wall Street, em um ato que misturou pedidos de anistia para os presos políticos do 8 de janeiro com agradecimentos ao presidente americano Donald Trump. Os manifestantes elogiaram as recentes sanções impostas pelo governo dos EUA contra Moraes, incluindo a revogação de vistos e a aplicação da Lei Magnitsky, vista por eles como um apoio à luta contra o que chamam de “ditadura do STF”. Alguns participantes seguravam cartazes com mensagens de apoio a Bolsonaro e agradecimentos a Trump por sua postura em defesa do ex-presidente brasileiro.

 

Contexto das Manifestações

Os protestos “Reaja Brasil!” ocorrem em um momento de tensão política no Brasil, intensificada após Moraes impor medidas restritivas a Jair Bolsonaro, como o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de deixar sua residência aos finais de semana. Essas ações são vistas pelos apoiadores de Bolsonaro como uma tentativa de perseguição política. Além disso, as sanções dos EUA contra Moraes, anunciadas pelo secretário de Estado Marco Rubio, amplificaram o apoio às manifestações, com líderes bolsonaristas como o pastor Silas Malafaia e deputados como Nikolas Ferreira (PL-MG) reforçando a narrativa de combate à “censura” e ao “autoritarismo judicial”.





Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais