Brasília Amapá |
Manaus

Boris Johnson decreta fim do passaporte sanitário e máscaras no Reino Unido

Compartilhe
Boris Johnson decreta fim do passaporte sanitário e máscaras no Reino Unido

Mundo – Nesta quarta-feira (19/1), o primeiro-ministro Boris Johnson, anunciou o fim de todas as medidas Covid estabelecidas para combater a variante Ômicron – incluindo uso obrigatório de máscara em transportes públicos e em lojas, orientação para trabalhar em casa e certificados de vacinas – a partir da próxima semana.

“A partir do início da quinta-feira da próxima semana (27), a certificação obrigatória de vacinação terminará”, disse Johnson.

“É claro que as organizações podem optar por exigir passaporte da NHS voluntariamente, mas encerraremos o uso obrigatório da certificação do status de vacinação contra a Covid na Inglaterra” acrescentou o primeiro-ministro.

O primeiro-ministro disse à Câmara que a exigência legal de auto-isolamento de pessoas com coronavírus poderia expirar quando os regulamentos expirassem em 24 de março, e essa data poderia ser antecipada.

Sob aplausos dos conservadores, Johnson também anunciou o fim imediato da necessidade de os alunos usarem máscaras nas escolas secundárias.

Johnson sinalizou sua intenção de começar a tratar o Covid-19 mais como uma gripe, dizendo: “Em breve chegará um momento em que poderemos remover completamente a exigência legal de auto-isolamento, assim como não impomos obrigações legais às pessoas para se isolarem.

“À medida que a Covid se tornar endêmica, precisaremos substituir os requisitos legais por conselhos e orientações, instando as pessoas com o vírus a serem cuidadosas e atenciosas com os outros.”

A fogueira dos regulamentos do Covid pode ajudar a apaziguar os críticos conservadores de Johnson em um momento em que o primeiro-ministro está sob pressão sobre os partidos de Downing Street.

 

Confira pronunciamento de Boris Johnson no Parlamento na íntegra:

 

A partir do início da quinta-feira da próxima semana (27), a certificação obrigatória de vacinação terminará.

É claro que as organizações podem optar por exigir passaporte da NHS voluntariamente, mas encerraremos o uso obrigatório da certificação do status de vacinação contra a Covid na Inglaterra.

A partir de agora, o governo não está mais pedindo às pessoas que trabalhem em casa e as pessoas devem falar com seus empregadores sobre os arranjos para retornar ao escritório.

E, analisando os dados cuidadosamente, o Gabinete concluiu que, uma vez que os regulamentos caduquem, o governo não exigirá mais o uso de máscaras faciais em nenhum lugar.

Senhor Presidente, a partir de amanhã, não exigiremos mais máscaras nas salas de aula, e o Departamento de Educação removerá em breve as orientações nacionais sobre seu uso em áreas comuns.

No país em geral, continuaremos a sugerir o uso de coberturas faciais em locais fechados ou lotados, principalmente onde você entra em contato com pessoas que normalmente não conhece.

Mas vamos confiar no julgamento do povo britânico e não criminalizar mais quem optar por não usar um.

 

Com informações da Reuters


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7