Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

Biden diz que é preciso ‘baixar a temperatura’ após atent4do contra Trump

Compartilhe

Mundo – Em um pronunciamento direto do Salão Oval na noite deste domingo (14/7), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enfatizou a necessidade de “baixar a temperatura” na política americana. A declaração ocorre um dia após o ex-presidente Donald Trump ser alvo de um atentado durante um comício na Pensilvânia.

Biden começou seu discurso abordando a polarização política no país. “Quero falar com vocês hoje à noite sobre a necessidade de baixarmos a temperatura em nossa política e lembrar que, quando discordamos, não somos inimigos, somos vizinhos, amigos, colegas de trabalho, cidadãos e, mais importante, companheiros americanos. Devemos permanecer juntos”, afirmou o presidente.

O atentado contra Trump, ocorrido em um comício na Pensilvânia, foi o ponto central do pronunciamento. “O tiroteio de ontem pede a todos nós que devemos dar um passo para trás, fazer um balanço de onde estamos e como seguiremos em frente a partir daqui”, disse Biden, enfatizando a urgência de refletir sobre os rumos da nação.

Biden relembrou ataques anteriores, incluindo a invasão ao Congresso dos EUA em 6 de janeiro de 2021. “Não há lugar na América para esse tipo de violência. Qualquer violência. Ponto final. Sem exceções. Não podemos permitir que essa violência seja normalizada”.

O presidente também mencionou a Convenção Nacional Republicana, que ocorre esta semana em Milwaukee, antecipando possíveis críticas. “Continuarei a falar fortemente por nossa democracia, a defender nossa Constituição e o estado de direito, a pedir ação nas urnas, sem violência em nossas ruas. É assim que a democracia deve funcionar”.

Biden pediu aos americanos que saiam de suas “bolhas” de informação, alertando sobre a desinformação e a influência de atores externos. “Precisamos sair de nossas bolhas, onde só ouvimos aqueles com quem concordamos, e onde a desinformação é desenfreada, onde atores externos atiçam as chamas de nossa divisão para moldar os resultados consistentes com seus interesses, não os nossos”.

O presidente concluiu seu discurso com um apelo à união e à paz, reforçando que a política “não pode ser um campo de matança”. “A discordância é inevitável e a democracia americana faz parte da natureza humana, mas a política nunca deve ser um campo de batalha literal ou, Deus nos livre, um campo de matança”.

O FBI informou que o atentado está sendo investigado como um possível ato de terrorismo doméstico. Segundo a agência, terrorismo doméstico é definido como atos dentro dos EUA que têm a intenção de intimidar, coagir civis ou influenciar políticas governamentais.


Siga-nos no Google News Portal CM7