Brasília Amapá |
Manaus

‘Balão espião’ da China é abatido pelos EUA e Biden parabeniza militares; veja vídeo

Compartilhe
'Balão espião' da China é abatido pelos EUA e Biden parabeniza militares; veja vídeo

Mundo – Um caça militar dos Estados Unidos derrubou hoje um suposto balão “espião” da China na região da Carolina do Sul.

Os militares utilizaram jato de combate (o F-22) da Base Aérea de Langley, na Virgínia e dispararam um único míssil (AIM-9X) para derrubar o balão, segundo fonte ouvida pela rede de TV CNN.

A China nega que o balão seja espião: é um instrumento meteorológico, diz o país.

A FAA (Administração Federal de Aviação), agência governamental americana, fechou o espaço aéreo em partes dos estados da Carolina do Norte e da Carolina do Sul. Operações em três aeroportos foram suspensas sob a justificativa de iniciativas de segurança nacional.

Uma testemunha ocular disse ainda à CNN que registrou o momento exato em que militares americanos derrubaram o balão chinês (assista ao vídeo abaixo).

O balão foi visto hoje sobre o território de Charlotte, na Carolina do Norte, e no norte do condado de Greenville, na Carolina do Sul.

Mais cedo, o presidente Joe Biden afirmou que os EUA iriam se encarregar do caso.

Na quarta-feira [1º], quando fui informado sobre o balão, ordenei ao Pentágono que o derrubasse o mais rápido possível.Joe Biden, presidente dos EUA, em fala reproduzida pela CNN

“Eles decidiram que o melhor momento para fazer isso seria quando ele passasse sobre a água, dentro de um limite de 12 milhas [cerca de 19,3 km]. Eles derrubaram com sucesso, e quero parabenizar nossos aviadores que fizeram isso. Eles fizeram sem causar danos a ninguém no solo”, acrescentou o presidente.

Autoridades dos Estados Unidos dizem haver um segundo balão “espião” da China sobrevoando a América Latina.

Os americanos afirmaram que os chineses usaram o balão como um possível método de coleta de informações semelhante a um filme de espionagem.

“Claramente, a intenção deste balão é para vigilância”, disse um alto funcionário da defesa dos EUA, falando sob condição de anonimato.

A China rebateu a acusação, dizendo que o artefato de grandes proporções servia a propósitos meteorológicos “civis” e que ele se desviara de seu curso “devido à influência dos ventos do oeste e à sua capacidade de controle restrita”.

“A China lamenta que a nave aérea tenha se extraviado nos EUA por engano, devido a força maior”, comunicou na ocasião o Ministério do Exterior chinês, segundo o qual o país “nunca violou o território e o espaço aéreo de nenhum país soberano”.

“Alguns políticos e a mídia dos EUA usaram o incidente como pretexto para atacar e difamar a China”, queixou-se o órgão.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7