Brasília Amapá |
Manaus

Áustria: mais de 40 mil voltam a protestar contra lockdown e passaporte da vacina

Compartilhe
Mais de 40 mil voltam a protestar contra lockdown e passaporte vacina na Áustria

Mundo – Cerca de 40.000 manifestantes foram às ruas  de Viena neste sábado (11/12), protestando contra os planos do governo austríaco de tornar a vacinação da Covid obrigatória no início do próximo ano. É a 2ª semana consecutiva de manifestações.

Grupos que se opõem ao mandato nacional da vacina Covid-19, que deve ser introduzido em fevereiro de 2022, anunciaram o evento como uma “mega-demonstração pela liberdade e contra o caos e a coerção”.

A polícia de Viena mobilizou 1.400 policiais, incluindo reforços de outras regiões, para evitar grandes distúrbios e garantir que as pessoas usem máscaras.

 

O Partido da Liberdade austríaco, de direita, está entre os grupos por trás do maior protesto anti-mandato realizado no sábado. Ativistas notificaram as autoridades em Viena esta semana sobre os 32 comícios planejados, embora nem todos sejam protestos contra o mandato. Um total de oito manifestações foram proibidas por vários motivos.

 

Antes da manifestação de sábado, o líder do Partido da Liberdade da Áustria, Herbert Kickl, pediu aos manifestantes que se comportassem pacificamente. Uma manifestação semelhante também atraiu mais de 40.000 pessoas na semana passada.

No mês passado, o então chanceler Alexander Schallenberg anunciou que todos os austríacos, exceto aqueles com isenções médicas e crianças menores de 14 anos, devem ser vacinados até 1º de fevereiro. Ele já renunciou, mas seu sucessor, Karl Nehammer, disse que a política permanecerá em vigor .

O governo conservador anunciou na quinta-feira que aqueles que se recusarem a ser vacinados enfrentarão uma multa de € 3.600 ($ 4.071) a cada três meses até janeiro de 2024. Se aprovado pelo parlamento, o que é provável, a Áustria será o primeiro estado membro da UE a instituir um mandato abrangente de vacinas.

Cerca de 68% dos austríacos já foram totalmente vacinados contra a Covid – uma taxa notavelmente mais baixa do que na maioria dos países da Europa Ocidental. A Áustria tem lutado para conter um surto massivo de Covid desde novembro, com médicos alertando que o sistema de saúde está sobrecarregado ao máximo em algumas regiões.

 

 

Com informações traduzidas via RT News


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7