Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

App do Talibã é retirado do ar pelo Google

Compartilhe

CABUL — O aplicativo lançado pelo Talibã foi retirado do ar pelo Google Play, afirmou a empresa em nota. Sem abordar especificamente o app do grupo extremista, a empresa citou a remoção de aplicativos que violem as suas políticas.

“Apesar de não comentar sobre casos específicos, podemos confirmar que as nossas políticas são projetados para fornecer uma excelente experiência para usuários e desenvolvedores. É por isso que removemos aplicativos do Google Play que violam essas políticas”, diz o comunicado.

A criação de um aplicativo on-line para smartphones Android sinaliza como o grupo está cada vez mais apto no uso de internet e tecnologia wireless para aumentar sua visibilidade.

Segundo o porta-voz talibã Zabihullah Mujahed, o app faz parte “dos nossos esforços tecnológicos avançados por uma audiência mais global”.

O aplicativo incluía materiais como declarações oficiais e vídeos do grupo, que promove ataques no país há mais de 14 anos, desde que foi deposto em 2001 com o auxílio dos EUA. O app estava disponível no Google Play Store até o último sábado, quando havia sido removido para a correção de alguns “problemas técnicos”, segundo Mujahed. O aplicativo deveria reaparecer em breve, assegurou.

O conteúdo estava disponível em cinco anos idiomas, incluindo inglês e árabe, além de contas no Twitter e no Facebook, onde fornecem relatórios diários sobre a insurgência talibã. Suas páginas em redes sociais foram diversas vezes derrubadas pelo governo afegão, que tenta interromper os esforços de comunicação do grupo.





Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais