Brasília Amapá |
Manaus

Após permitir aborto de bebês de 6 meses, Colômbia é atingida por terremoto

Compartilhe
Após permitir aborto de bebês de 6 meses, Colômbia é atingida por terremoto

Mundo – Um terremoto de magnitude 5,6 na escala Richter, com epicentro no sul do departamento de Bolívar, foi sentido nesta quarta-feira (23) em vários departamentos da Colômbia. Até o momento as autoridades não informaram sobre vítimas ou danos materiais.

O Serviço Geológico da Colômbia informou nesta quarta-feira (23/2) um terremoto de magnitude 5,6 graus na escala Richter no departamento de Bolívar .

Vários internautas nas diferentes redes sociais relataram o tremor em muitas de suas cidades e departamentos, incluindo  a capital Bogotá e cidade como Barranquilla, Antioquia, Cesar, Santander, Santa Marta.

O Serviço Geológico Colombiano (SGC) disse que o epicentro foi na cidade de Santa Rosa, no sul de Bolívar, a uma profundidade de 52 quilômetros.

“Não é à toa que eu senti isso tão forte, me acordou da cama e tudo soou e a televisão mudou de Aguachica, Cesar”, disse Jesús Dario Euse Cortés, no Twitter.

Outras pessoas escreveram: “Foi sentido por cerca de 10 segundos em Guaranda, Sucre; Parecia bem forte ”; “A energia de um terremoto como esse é tamanha que é sentida com boa intensidade em Medellín.

Polêmica do Aborto

Na última segunda-feira (21/2), a Corte Constitucional da Colômbia descriminalizou o aborto até 24 semanas de gestação (6 meses). Após mais de oito horas de debate, o Supremo Tribunal tomou a decisão histórica com uma maioria simples de 5 a 4.

Até então, o Código Penal da Colômbia considerava o aborto legal em três casos específicos: estupro ou incesto, malformação fetal que inviabilizasse sua vida, ou quando a continuação da gravidez constituísse um perigo à vida ou à saúde da mulher, atestado por um doutor. Mas realizar um aborto fora desses três cenários era considerado um crime. Isso mudou: agora é possível abortar até 6 meses de gravidez sem razão prévia. Após a 24ª semana de gestação, aplicam-se os três motivos específicos para realizar o aborto.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7