Brasília Amapá |
Manaus

18 países europeus concordam em adquirir munição em conjunto para ajudar a Ucrânia

Compartilhe

Nesta segunda-feira (20), a Agência Europeia de Defesa (EDA) informou, em comunicado à imprensa, que dezessete estados membros da União Europeia (UE) e a Noruega concordaram em adquirir munição em conjunto para “ajudar a Ucrânia e reabastecer os estoques nacionais”.

As 18 nações europeias incluem: Áustria, Bélgica, Croácia, Chipre, República Tcheca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Portugal, Romênia, Eslováquia, Suécia e Noruega.

Após uma reunião em Bruxelas, o ministro da Defesa da Estônia Hanno Pevkur, disse que os estados membros da União Europeia concordaram com a aquisição conjunta de um milhão de cartuchos de munição de artilharia de 155 mm para a Ucrânia.

“O projeto abre caminho para os Estados-Membros da UE e a Noruega seguirem dois caminhos: um procedimento acelerado de dois anos para cartuchos de artilharia de 155 mm e um projeto de sete anos para adquirir vários tipos de munição”, disse a Agência Europeia de Defesa.

A EDA disse que este projeto “envia uma mensagem clara à indústria e fortalece o apoio da UE à Ucrânia após a guerra de agressão da Rússia”, acrescentando que mais países expressaram a intenção de aderir à iniciativa.

“Hoje, damos um passo à frente. Estamos cumprindo nossas promessas de fornecer à Ucrânia mais munição de artilharia. Com a assinatura de hoje, 18 países se inscreveram para agregar pedidos e efetuá-los junto à indústria por meio da Agência Europeia de Defesa. As autoridades ucranianas foram claras sobre suas necessidades e este projeto EDA faz parte da resposta da UE. Ao fazer compras conjuntas por meio da estrutura da EDA e mobilizar o apoio financeiro do Fundo Europeu para a Paz, entregaremos à Ucrânia mais e mais rapidamente. Estamos novamente quebrando um tabu e liberando o potencial da cooperação da UE em compras conjuntas”, disse o principal diplomata da UE, Josep Borrell.

De acordo com a EDA, a agência trabalha desde novembro do ano passado para identificar deficiências críticas em três áreas: munição, sistemas de soldados e equipamentos químicos, biológicos, radiológicos e nucleares (CBRN).

Este projeto fornece uma estrutura de sete anos “para adquirir vários tipos e calibres de munição (de 5,56 mm a 155 mm) para reabastecer os estoques nacionais”.

*Com informações da CNN*


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7