Brasília Amapá |
Manaus

Fundação Alfredo da Matta recebe profissionais de Saúde nacionais e internacionais para estágio em dermatologia

Compartilhe

Instituição amazonense tem se mantido entre as principais de referência no ensino e pesquisa da área

Referência nacional e internacional em dermatologia, a Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), segue cumprindo o seu papel educacional, com oportunidades de estágio para estudantes e profissionais da área.

  Neste mês de outubro, mais dois médicos residentes estão na instituição para estágio e aperfeiçoamento em dermatologia tropical; a médica do Programa de Residência em Dermatologia e Infectologia do Hospital Eduardo de Menezes, do Estado de Minas Gerais, Jade Oliveira; e o médico espanhol Javier Castillo, residente da Fundação Fontilles, da Espanha, uma das instituições mais importantes do mundo na pesquisa em dermatologia.

Este ano, desde janeiro, outros quatro residentes passaram pela Fuham, vindo de instituições como Hospital das Clínicas de Porto Alegre do Rio Grande do Sul, Hospital Universitário de Sergipe, Hospital Universitário Getúlio Vargas de Manaus, além de outro profissional, também vindo do Hospital Eduardo de Menezes de Minas Gerais.

Com um programa de residência médica em dermatologia credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a instituição atua há 37 anos formando especialistas na área, com um atrativo campo de estágio para dermatologistas em formação.

  Para a diretora de ensino e pesquisa da Fuham, Maria das Graças Barbosa, a residência médica em dermatologia da unidade é de grande importância para a formação de profissionais médicos.

  “A Fundação Alfredo da Matta é referência em dermatologia no Estado, no país; é referência para a hanseníase, e o programa de residência faz parte de uma das missões que essa instituição tem que é o ensino. Na Fuham, a residência tem uma tradição, não temos muitas vagas, mas esta Fundação tem sido muito importante para os profissionais terem essa formação, enquanto médicos”, explica.

Experiências

A médica Jade Gomes Oliveira está no segundo ano de residência médica, no Hospital Eduardo de Menezes, localizado no Estado de Minas Gerais. A unidade presta assistência hospitalar de média e alta complexidade e ambulatorial especializada em dermatologia sanitária e infectologia, com atuação em epidemias e eventos de interesse em saúde pública, aperfeiçoamento profissional e produção em pesquisa.

Para a médica, a oportunidade de passar um mês em estágio na Fuham tem sido muito proveitosa e a profissional tem comprovado as boas referências que recebeu sobre a instituição.

“Estou fazendo um estágio optativo aqui no Alfredo da Matta, pois conheci a Fuham por meio de residentes antigos que lá no meu serviço o recomendaram, [falaram] que o serviço é muito bom, organizado, que teria experiências bem legais e está sendo ótimo, proveitoso, o Hospital é muito organizado, os preceptores muito bons, com didática boa”, explica a médica.

A distância e a diferença de idiomas não foram problemas para o médico espanhol Javier Gimeno Castillo na decisão de passar um mês em Manaus. Vindo da Fundação Fontilles, referência mundial em hanseníase, criada na Espanha em 1902, o médico comemora a experiência.

“Conheci a Fuham através da Fundação Fontilles e também pelas médicas Dra Paula e Dra Silmara que atuam na unidade. Esta é uma experiência muito boa, aprender mais sobre dermatologia tropical, que é bem diferente da dermatologia que temos na Espanha, é uma experiência  muito boa”, conclui.

Para a diretora Graça Cunha, o intercâmbio de residentes é muito bem-vindo e receber profissionais de outros serviços médicos é uma oportunidade de troca de saberes.

“No programa existe essa ‘troca’, que é de extrema importância, porque os nossos vão conhecer outras realidades e os de fora vem conhecer a nossa realidade; isso faz parte da missão da Fuham, como uma instituição de ensino e de parceria que existe entre as instituições que tem como suas atribuições a residência médica”, afirma Graça Cunha.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7