Brasília Amapá |
Manaus

Unidade Móvel de Saúde da Mulher atende em nova localização a partir de segunda-feira

Compartilhe

Manaus – Uma das cinco unidades móveis de saúde da mulher da Prefeitura de Manaus passa a atender em nova localidade a partir da próxima segunda-feira, 20/5.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a unidade móvel da zona Norte estará na rua Querubim, nº 16 (próximo à Igreja Missão Evangélica Pentecostal do Brasil Novo Israel), onde permanece até 31/5.

As outras quatro unidades, que servem à população feminina nas zonas Leste, Oeste, Sul e rural, não serão movimentadas e seguem com os atendimentos nas mesmas localidades, sendo que a Oeste permanece até o dia 31/5 e as demais até o próximo dia 24/5.

O serviço itinerante de saúde da mulher oferece serviços exclusivos para o público feminino, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

A chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, Lúcia Freitas, informa que nas estruturas são oferecidas mamografia, ultrassonografia, coleta para o exame preventivo do câncer do colo do útero, consulta inicial de pré-natal, consultas médicas e de enfermagem, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis, como HIV, sífilis e hepatites virais, e dispensação de medicamentos.

Lúcia Freitas ressalta que para ter acesso aos serviços, basta ir diretamente a uma das unidades levando documento de identidade e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Não há agendamento prévio e as unidades operam dentro da capacidade diária de atendimento.

As unidades móveis de saúde da mulher começaram a operar em julho do ano passado, levando serviços para as zonas Leste, Norte e Oeste.

O serviço foi ampliado este ano e passou a cobrir todas as zonas geográficas de Manaus, privilegiando as localizações onde ainda não há unidades tradicionais de saúde ou onde a oferta é menor que a demanda.

Desde o início das atividades, as unidades somam 102 mil procedimentos realizados, entre consultas e exames clínicos e de imagem.

Confira os locais e datas de atendimento das Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Semsa

Zona Norte

De 20 a 31/5

Rua Querubim, nº 16 (próximo à Igreja Missão Evangélica Pentecostal do Brasil Novo Israel)

Zona Leste

De 13 a 24/5

Rua Ágata, comunidade Nova Floresta, bairro Tancredo Neves

Zona Oeste

De 13 a 31/5

Rua Cecília Bernardo Cabral, s/n, bairro Compensa, atrás da USF Leonor de Freitas

Zona Sul

De 6 a 24/5

Rua Des. Felismino Soares, 215, bairro Colônia Oliveira Machado, ao lado do CMEI Gustavo Capanema

Zona Rural

De 6 a 24/5

USF Ada Viana, na comunidade Nova Canaã, no Km 41 da rodovia BR-174


Siga-nos no Google News Portal CM7