Brasília Amapá |
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza 3ª edição da ‘Caminhada Mães Especiais’

Compartilhe

Manaus – A Prefeitura de Manaus realizou, nesta segunda-feira, 9/5, a 3ª edição da “Caminhada Mães Especiais”. As participantes percorreram as ruas Maceió, Doutor Thomas e, logo após, a avenida Jorge Baird, para retornar ao Centro Municipal de Educação Especial (CMEE) André Vidal de Araújo. O evento aconteceu em alusão ao Dia das Mães e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para o cuidado que se deve ter com as mães de pessoas com deficiência e sua autoestima.

A ação, que celebra a abertura da semana “Mães Especiais” coordenada pelos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou com aula de ritmo e com o acendimento da pira olímpica. Após esse momento, houve a caminhada de quase de 1,5 quilômetro.

O projeto Mães Especiais e o Jaavas acontecem no CMEE André Vidal de Araújo e, de acordo com a diretora da unidade, Reni Formiga, essas ações ocorrem para melhorar a autoestima das mães, para que elas percebam que a Prefeitura de Manaus tem uma preocupação com elas.

“O prefeito de Manaus, David Almeida, e a secretária de Educação, Dulce Almeida, têm um carinho especial pela educação especial, por isso nós trabalhamos nesse projeto. Além da caminhada, as mães terão aulão, hidroginástica, entre outras coisas, para elas conseguirem trabalhar a sua saúde mental para melhor atender seus filhos”, explica Reni.

A coordenadora dos Jaavas, Shirley Amaral, destaca a importância dessas ações, que são mostrar para a sociedade que as mães de pessoas com deficiência também necessitam de acompanhamento.

“Elas carregam fardo muito grande e elas precisam de orientação psicológica e até de atividades que façam com que elas tenham autoestima elevada. Durante essas três edições a gente procura locais de destaque para que consigamos mostrar a força da mãe da pessoa com deficiência”, acrescenta Shirley.

Participando pela primeira vez do projeto, Marta Bezerra, 65, mãe de Marcelo Bezerra, 35, que possui síndrome de down, conta que toda ação que vêm para melhorar a vida dos filhos, melhora a vida das mães, por isso são bem-vindas todas as iniciativas. “É um projeto que a gente vem lutando há muito tempo. Já estou há cinco anos aqui na escola e essa é a primeira vez que participo. Que a inclusão vire rotina. Como nós estamos na escola dos nossos filhos, eu tive que participar e eu achei uma boa ideia”, finaliza Marta.

Semana

Além da caminhada, a semana “Mães Especiais” contará com uma manhã de embelezamento na quarta-feira, 11/5, também no CMEE. Na quinta-feira, 12/5, ocorrerão os jogos com diversas atividades adaptadas.

Projeto

A Prefeitura de Manaus criou o “Mães Especiais” em 2018, com o objetivo de fazer com que as participantes cuidassem mais da própria saúde, por meio de atividades físicas. O projeto foi criado para oferecer mais qualidade de vida para essas mães que, de fato, são especiais pela dedicação aos seus filhos. É uma oportunidade para que elas também vivenciem momentos diferenciados de atividades físicas e práticas desportivas, que respeitam a condição física, de saúde e a idade das mães dos participantes do programa.

De acordo com Shirley do Amaral, durante os jogos são trabalhadas modalidades como atletismo e voleibol de forma adaptada para que as mães possam participar. “Nosso objetivo maior é fazer com que elas tenham mais qualidade de vida, uma autoestima mais elevada e que elas consigam enxergar nós filhos não só as dificuldades, mas as possibilidades de eles fazerem a diferença na sociedade”, completa Shirley.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7