Brasília Amapá |
Manaus

Prefeitura de Manaus promove ‘Novembro Azul Vigilante’ para conscientizar sobre cuidados com a saúde do homem

Compartilhe

Manaus – A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) promoveu, nesta terça-feira, 29/11, o “Novembro Azul Vigilante”, uma programação especial de eventos alusiva à campanha “Novembro Azul”, que estimula a prevenção do câncer de próstata e a conscientização sobre a atenção aos cuidados com a saúde masculina. O evento aconteceu na sede do órgão, no bairro Cachoeirinha, zona Centro-Sul da cidade.

Os servidores do órgão receberam duas palestras especiais, dentro da temática da saúde do homem. O médico Wagner William de Souza, que atua no Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), apresentou um panorama da saúde da população brasileira, e explicou, de forma didática e acessível, sobre o que é o câncer de próstata, quais as suas causas, as formas de diagnóstico e tratamento da doença e, sobretudo, quais hábitos e atitudes podem ajudar a preveni-la.

Em seguida, a dentista Nara Esquivel, do Departamento de Atenção Primária (DAP) da Semsa, apresentou um agravo ainda pouco conhecido entre a população masculina, mas que pode gerar complicações sérias e até levar à morte: o câncer bucal.

Um terceiro convidado também deu uma contribuição especial para o “Novembro Azul Vigilante”: foi o educador físico João Roberto Sauthier, o Bebeto, que trabalhou como analista de desempenho para vários clubes de futebol brasileiros, incluindo o Flamengo e o Santos, além de ter integrado a comissão técnica da seleção brasileira de futebol campeã nas Olimpíadas de 2016, na China.

Por vídeo, Bebeto enviou uma mensagem aos servidores da Visa Manaus, incentivando a atenção e o cuidado com a própria saúde, destacando sua luta contra o câncer.

Além das apresentações, os trabalhadores da Visa Manaus também puderam consultar, ao longo de todo o expediente, com dois médicos, também oferecidos pela Semsa.

Para o diretor da Vigilância Municipal, Ewerton Wanderley, a programação ressalta, mais uma vez, a dedicação da Prefeitura de Manaus à saúde e bem-estar de seus servidores, condição indispensável para a oferta de um serviço de qualidade à população.

“Com a iniciativa de hoje, mostramos mais uma vez que a missão de promover a saúde da população parte, também, da atenção que dispensamos às pessoas que estão na raiz desse processo. Estimulando os cuidados com a saúde entre os nossos servidores, ajudamos a construir um ambiente de trabalho seguro e produtivo, o que certamente irá se refletir na qualidade e na eficiência do serviço entregue aos cidadãos”, afirmou.

*Com informações da assessoria*.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7