Brasília Amapá |
Manaus

Prefeito fiscaliza obras de novo centro municipal de educação especial da cidade

Compartilhe

Manaus – O prefeito de Manaus, David Almeida, fiscalizou, nesta terça-feira, 28/11, as obras do novo centro municipal de educação especial que está sendo construído no bairro Flores, na zona Norte da capital amazonense, ao lado da escola municipal Professor Paulo Graça. A construção do novo espaço visa ampliar e descentralizar os serviços que já são ofertados no Centro Municipal de Educação Especial (CMEE) André Vidal de Araújo, na zona Centro-Sul da cidade.

“Esse é um centro municipal de educação especial, onde nós queremos com mais um centro descentralizar o outro que nós temos. Esse é mais um investimento da prefeitura para que a gente possa, dessa forma, dar uma melhor atenção e servir melhor a comunidade educacional da cidade de Manaus”, disse Almeida.

O centro municipal vai contar com 17 consultórios para atendimento, equipe multiprofissional, além da implantação de um jardim sensorial, para estimular os sentidos tátil, auditivo, visual, olfativo, bem como o equilíbrio e propriocepção das crianças. Serão beneficiados alunos com deficiência Sensorial, Intelectual, Física, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e superdotação.

“Há mais de dez anos, a rede municipal só tinha um centro municipal de atendimento para a educação especial e essa é uma solicitação muito grande das famílias. Aqui teremos uma equipe multiprofissional para atender as necessidades das famílias e dos nossos alunos especiais”, completou a titular da Semed, Dulce Almeida.

Novas creches

O prefeito visitou ainda as unidades da Semed que estão sendo construídas, reformadas e ampliadas na zona Norte. As estruturas estão sendo recuperadas após anos de descaso, garantindo mais segurança, acessibilidade aos alunos, professores e familiares, e mais vagas.

A primeira unidade visitada foi a nova creche municipal Caio Fábio D’ Araújo, localizada no bairro Santa Etelvina, na zona Norte. O espaço segue em fase final de acabamento, com previsão de entrega para o próximo mês de dezembro. Para o local, serão ofertadas mais de 200 vagas.

No bairro Viver Melhor, também na zona norte, a creche José de Oliveira Fernandes, será entregue no mês de janeiro, com mais 206 vagas para atender crianças de 1 a 3 anos, no maternal 1, 2 e 3. Assim como a creche municipal Severo Câmara, no bairro Cidade de Deus, que também será colocada à disposição da população no mês de janeiro com mais 206 vagas.

“Serão mais de 800 vagas de creches que serão criadas e serão ofertadas a partir do mês de janeiro. Estaremos inaugurando essas creches, colocando à disposição da comunidade, dos pais, dos filhos, e esse é o trabalho que a prefeitura tem feito para diminuir esse déficit com relação à oferta de vagas em creche em Manaus”, informou o prefeito.

Ainda no bairro Santa Etelvina, o chefe do Executivo municipal fiscalizou o andamento das obras de reconstrução da escola municipal João Goulart, que está previsto para ser entregue em maio do próximo ano. A unidade de ensino será composta de quatro blocos, com mais de 30 salas de aula, nas quais serão atendidos estudantes a partir do 1º ano da educação infantil, ao 9º ano do ensino fundamental.

Siga-nos no Google News Portal CM7