Brasília Amapá |
Manaus

Postes de luz na praia da Ponta Negra são retirados após subida do rio Negro

Compartilhe
Postes de iluminação na Ponta Negra são retirados após subida do rio Negro

Manaus – Nesta terça-feira (17) o rio Negro atingiu a marca de 29,26 metros, sendo até o momento a 13ª maior medição de enchente realizada pelo porto de Manaus em 120 anos. Nas últimas 24 horas, o nível do rio subiu 2 centímetros. Como forma de prevenção aos efeitos da cheia, a Prefeitura de Manaus fez a retirada de dois postes de iluminação que ficavam mais próximos da área de enchente, na praia da Ponta Negra, zona Oeste.

A faixa de areia do balneário fica reduzida com a subida das águas e a área é adaptada com a distribuição dos quiosques e equipamentos para melhor conforto dos frequentadores do balneário.

Com o alerta para o rio cheio, o Corpo de Bombeiros orienta sobre cuidados simples, como atenção com as crianças, que deve ser redobrada.

Conforme o comandante do Pelotão de Guarda-Vidas, tenente Aluísio Cruz, é preciso ter sempre alguém de olho na criança, como uma sentinela mesmo, ininterruptamente. “A criança é muito dinâmica, está em movimento num ambiente que é novidade e ela não tem dimensão da real situação dos cuidados que precisa ter”, comenta.

Segundo Aluísio, os pais, parentes e responsáveis têm que ter essa observação em manter atenção direcionada às crianças. Já os adultos devem buscar ter conhecimento do local onde mergulham e tomam banho, assim como de técnicas de natação e flutuação. “Às vezes podemos achar que um local é raso, mas tem 1 metro ou 2 metros, a pessoa afunda, não consegue bater água e pode ter um risco de afogamento. Também atentar para o uso de bebida alcóolica e banho no rio”, pontua.

Cota

Se o rio Negro mantiver uma média de subida de 2 centímetros por dia, a enchente de 2022 pode ficar entre as quatro maiores da história. A maior cheia registrada no Amazonas foi a de 2021, quando o rio Negro atingiu a cota de 30,02 metros em 16 de junho.

As águas escuras do Negro encobrem trechos da praia perene. Com a enchente, a área de praia fica reduzida e os frequentadores devem respeitar as marcações feitas pelos salva-vidas do Corpo de Bombeiros, mantendo a segurança.

Salva-vidas estão na praia para prevenção e possível necessidade de resgate nas águas. Desde 2011, a praia não desaparece mais por completo sob as águas do Negro durante a enchente.

A técnica perene foi a mesma usada em praias famosas como a de Copacabana (RJ) e nas ilhas artificiais de Dubai, nos Emirados Árabes. A praia perene, que tem 4,8 mil metros quadrados, foi entregue durante a obra de requalificação da primeira etapa da Ponta Negra, no ano de 2012.

Segurança

A Prefeitura de Manaus ressalta que é importante respeitar as normas de uso do espaço e não ultrapassar o cordão de isolamento na água, colocado pela equipe de salva-vidas do Corpo de Bombeiros, que indica a área de segurança dos banhistas no rio.

Os corpos permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a Polícia Militar e bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas até as 17h – horário permitido ao banho –, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também reforçam a higiene do calçadão e da praia perene.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7