Brasília Amapá |
Manaus

Ômicron: 11 capitais já cancelaram Carnaval de rua e Manaus está próxima de desistir

Compartilhe
Ômicron: Onze capitais já cancelaram Carnaval de rua e Manaus está próxima de desistir

Manaus – O carnaval de rua em Manaus pode não acontecer após outras capitais estarem desistindo de promover os festejos por conta da ameaça com a variante Ômicron da Covid-19.

Segundo declarou secretário da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira, na última quarta-feira (5/1), o Carnaval de rua de Manaus em 2022 tem “probabilidade mínima de acontecer”. Em entrevista à imprensa amazonense, ele afirmou que a variante Ômicron e as síndromes gripais levantaram um cenário de preocupação para a cidade e devem influenciar na realização do Carnaval de rua.

Primeiro caso de Ômicron

“Provavelmente, o prefeito vai anunciar no dia 15 o que ele fará em relação a questão do Carnaval de rua. Penso eu que diante dessa dificuldade que hoje o Brasil vem apresentando, em uma escala de 0 a 10, eu acredito que a probabilidade é mínima que ocorra esse Carnaval de Rua”, disse.

“Fomos impactados no início de 2021 e não queremos incorrer em um erro de não darmos uma devida atenção à saúde pública”, afirmou o secretário da Manauscult.

Ainda segundo Oliveira, a secretaria ainda busca ferramentas para minimizar os impactos que o cancelamento do Carnaval de rua em Manaus pode causar para as pessoas que trabalhariam no setor.

Desfile das escolas de samba

O secretário afirmou que a realização do Desfile das Escolas de Samba, que ocorre no Sambódromo de Manaus, é de responsabilidade do Governo do Amazonas. Oliveira informou, ainda, que o município apenas atua como apoio.

“Com relação às escolas, o prefeito resolveu suspender o prazo para que agora, no dia 15, o prefeito possa anunciar essa questão do apoio financeiro às escolas de samba”, informou o secretário.

A princípio, a ideia é que a festa seria realizada sem público, com transmissões ao vivo da programação. A autorização para eventos com público dependerá do cenário pandêmico no Amazonas.

Bloco cancelado

Em Manaus, a tradicional Banda do Boulevard anunciou em dezembro, por meio das redes sociais, que não colocará o bloco na rua no Carnaval de 2022.

Segundo a nota divulgada, os organizadores estão preocupados com o surgimento de novas variantes e com a taxa de vacinação contra a doença no Amazonas.

Cenário no Brasil

Em meio ao crescimento do número de casos de Covid-19 causados pela variante Ômicron, 11 capitais já cancelaram os eventos do carnaval de rua. Média de casos de Covid no Brasil está em alta pelo oitavo dia seguido, com aumento de 318%. Nesta quarta, o país registrou 133 mortes.

Até ontem, 5, outras 10 capitais ainda não se posicionaram sobre o tema. Dentre as cidades que cancelaram as celebrações carnavalescas estão o Rio de Janeiro e Salvador, dois dos destinos mais procurados pelos foliões. Outras capitais que anunciaram o cancelamento das atividades são Belém, Belo Horizonte, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Recife e São Luís. Já do lado que não se posicionou temos São Paulo, que reúne milhões de foliões nos blocos de rua.

Além da capital paulista, Brasília, Boa Vista, Natal, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho e Rio Branco também não comunicaram se irão permitir os desfiles ou não. Outras cidades que não são capitais mas que atraem muitos turistas, como Olinda e Ouro Preto, também anunciaram o cancelamento recentemente.

Com auxílio de informações via CBN Amazônia e Joven Pan News


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7