Brasília Amapá |
Manaus

OAB-AM integra Comitê de Combate à Corrupção e ao Caixa 2 nas Eleições 2018

Compartilhe

Manaus – Foi instalado na manhã de quinta-feira, 7, o Comitê de Combate à Corrupção e ao Caixa 2 nas Eleições 2018. O grupo de trabalho tem a finalidade de conscientizar o eleitor sobre a importância do voto, atuar no processo de fiscalização do certame eleitoral e buscar compromisso dos candidatos com a ética na política.

O Comitê é formado por membros da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Amazonas (OAB-AM), Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB (Norte1), Conselho Regional de Administração – CRA/AM, Conselho Regional de Contabilidade – CRC, Conselho Regional de Economia – Corecon-AM, Sindicato dos Fazendários do Amazonas, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – Mcce, entre outras instituições.

A instalação ocorreu na sede do arcebispado de Manaus e contou com a presença do Arcebispo de Manaus Dom Sérgio Castriani, e do presidente da OAB/AM, advogado Marco Aurélio de Lima Choy; do presidente do Conselho Regional de Contabilidade – CRC/AM, Manoel Júnior; do presidente do Conselho Regional de Economia – Corecon, Francisco Mourão Júnior, do presidente do Conselho Regional de Administração – Inácio Guedes, do representante da Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj, Wilson Reis e do Sindicato dos Jornalistas do Amazonas, Davi Almeida, dentre outros convidados.

“É com grande satisfação que a OAB-AM integra mais uma vez esse comitê, uma iniciativa que foi lançada em 2016 com o total apoio da Ordem e seus mais de 14 mil advogados e que tem somado com a sociedade amazonense na coibição dos abusos e ilegalidades praticadas durante o período eleitoral”, disse o presidente da OAB-AM Marco Aurélio Choy.

O presidente da Comissão de Ética na Política da OAB-AM, Carlos Santiago, destacou que a lisura do processo eleitoral deve ser compromisso de todos os envolvidos nas eleições.

“Do eleitor principalmente que não deve abrir mão de seu direito ao voto, consciente de que o mesmo deve ser realizado com base em programas e candidatos éticos, comprometidos com as mudanças necessárias para saída da crise instalada”, afirmou o advogado.

O Comitê vai funcionar nas dependências do Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus.

Histórico

O Comitê Estadual de Combate à Corrupção Eleitoral e ao Caixa Dois nas Eleições foi instalado em 2016, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas, com o objetivo de propor uma reforma política inclusiva com mais participação da mulher na vida política, com mais negros e índios nos parlamentos e nos governos; fazer campanha de conscientização sobre a importância do voto para melhorar a qualidade da democracia e dos políticos brasileiros, além de fiscalizar e denunciar a corrupção eleitoral.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7