Moradores do bairro Nova Esperança fazem protesto contra a instalação dos novos medidores de energia
Manaus – Na manhã desta terça-feira (07), moradores do bairro Nova Esperança, Zona Oeste de Manaus, realizaram uma manifestação para impedir que a empresa Amazonas Energia instalasse os novos medidores no bairro. A manifestação ocorreu de forma pacifica e houve êxito a favor da população.
Logo pela manhã, por volta das 7h, equipe da Amazonas Energia desligou a energia geral do bairro para iniciar as instalações dos medidores.
A população, no entanto, não satisfeita com a atitude da concessionária, iniciou uma manifestação para impedir a instalação. Segundo informações preliminares, todos os moradores do bairro se reuniram contra as instalações.
“Eles desligaram a energia do bairro todo, e quando fomos ver, tinha vários caminhões para trocar poste e instalar os medidores”, disse a moradora que não quis se identificar.
Ainda segundo uma moradora, a manifestação ocorreu de forma pacífica, e as ruas foram fechadas. A Polícia Militar esteve presente no local, mas não houve nenhuma ocorrência grave.
Mesmo em meio a chuva, os moradores não se intimidaram, e continuaram o protesto que finalizou com êxito, pois os medidores não foram instalados e a energia foi religada, por volta das 13h, pela concessionária.
Os medidores
Os medidores SMC – Sistema de Medição Centralizada – é um novo mecanismo de monitoramento de consumo de energia na capital. Após uma disputa judicial, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) permitiu que a empresa realizasse as instalações nos bairros de Manaus que, segundo a empresa, será em todos os bairros.
Moradores de diversos bairros de Manaus relatam um aumento significativo nas faturas mensais de energia após a instalação dos medidores, o que tem gerado grande polêmica e, consequentemente, surgido diversas críticas
A equipe do CM7 Brasil entrou em contato com a Amazonas Energia sobre o fato e até o fechamento desta matéria não obteve resposta.
Veja reportagem:
Por Rodrigo Falcão.