Brasília Amapá |
Manaus

Moderna estação de transferência com entrega do complexo viário da Constantino Nery

Compartilhe

Manaus – Às vésperas da inauguração do complexo viário Ministro Roberto Campos, confirmada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto para a próxima segunda-feira (29), a Prefeitura de Manaus orienta os usuários do Sistema de Transporte Coletivo sobre o funcionamento da nova estação de transferência, que integra a obra do complexo, que interligará as zonas Centro-Sul e Oeste da cidade por duas passagens subterrâneas sob a avenida Constantino Nery.

 

“O complexo viário Ministro Roberto Campos é, de fato, a maior obra de mobilidade já construída em Manaus, seja por sua magnitude ou por sua funcionalidade, porque integra mais modernidade ao transporte coletivo e mais fluidez e segurança ao trânsito”, destacou o prefeito Arthur Neto.

 

A estação de transferência São Jorge é composta por duas plataformas: a superior, na avenida Constantino Nery, receberá as linhas troncais; e a inferior, na alça de retorno ao São Jorge, que receberá as linhas de ônibus alimentadoras, ambas são interligadas por elevadores e passarelas, que também permitem a travessia de pedestres na Constantino Nery. “O prefeito Arthur Neto toma decisões acertadas para promover a mobilidade urbana na cidade. Essa obra vai facilitar a vida de muitos usuários do transporte coletivo e contribuir para um tráfego com mais segurança e fluidez”, ressaltou o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Francisco Bezerra.

 

Na prática, a estação São Jorge funcionará como um miniterminal, proporcionando ao passageiro fazer conexão com diversas linhas de ônibus da cidade, pagando apenas uma tarifa por sentido. “Antes, as pessoas que vinham pela avenida São Jorge, com destino à zona Norte e vice-versa, precisavam ir até o T1 [Terminal de Integração da C. Nery] para realizar a integração. Agora, com essa estação, a conexão é feita assim que os usuários chegam na avenida Constantino Nery que, por conseguinte, ganham tempo em seus deslocamentos. Ademais, as passagens subterrâneas contribuem muito para a melhoria do fluxo de trânsito na Constantino Nery, Pará e João Valério”, explicou o vice-presidente de Transportes do IMMU, Pedro Carvalho.

 

Os usuários poderão iniciar viagem na estação de transferência utilizando o Cartão Cidadão ou por meio do pagamento em dinheiro, na bilheteria da plataforma superior. O valor pago pela passagem será creditado em cartão eletrônico (smart card), que libera o acesso nas catracas. Da mesma maneira, o passageiro que pagar sua passagem em dinheiro na linha alimentadora, ou seja, no seu ponto de origem, também receberá cartão eletrônico na plataforma inferior com um crédito, para fazer a integração do momento e as futuras, por isso, é importante que o guarde. Os usuários que possuem o Cartão Cidadão farão a integração da plataforma inferior para a superior, como já fazem normalmente em qualquer parada de ônibus.

 

A operação do sistema de transporte coletivo dentro da estação de transferência será acompanhada pelo IMMU com a presença de fiscais para verificar a cumprimento da frota, conferir horários das linhas, promover o ordenamento das estações e garantir o acesso seguro aos usuários.

 

Modernidade

 

O embarque e desembarque de passageiros será feito por um conjunto de 20 portas automáticas, dispostas em ambos os lados da estação de transferência, que tem capacidade de receber até quatro ônibus articulados ou trucados com porta à esquerda por vez, dois em cada sentido da via. Totalmente fechada, para garantir o controle na entrada e saída do usuário, além de maior segurança, a estação terá sistema de monitoramento por câmeras. As portas automáticas terão abertura e fechamento acionados remotamente, por um sensor controlado pelos próprios motoristas dos coletivos.

 

O presidente interino do Sindicato das empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), Marco Aurélio Feitosa, disse que todos os ônibus com portas na lateral esquerda farão parada na estação de transferência. “A identificação dos coletivos pelos usuários vai ser feita por meio das placas ampliadas nas laterais dos veículos, para fácil visualização. Então, assim que o motorista liberar a abertura das portas, por meio do sensor, o usuário poderá acessar o ônibus”, explicou.

 

Os passageiros irão dispor de cadeiras para aguardar os coletivos, além de bebedouros e banheiros masculino, feminino e para Pessoas com Deficiência (PcDs). As rotas e localização da frota também podem ser acompanhadas pelo aplicativo “Cadê Meu Ônibus”, que também já dispõe da opção de recarga de créditos. A estação conta com uma porta ao final do corredor central, que funcionará como somente como saída de emergência.

 

Novas estações

 

A estação de transferência São Jorge faz parte de uma sequência de outras três estações com a mesma dinâmica, que estarão situadas no perímetro do corredor Sul/Norte, entre os terminais de integração 1 (Constantino Nery) e 3 (Cidade Nova). Serão as estações de transferência Arena, Santos Dumont e Parque das Nações.

 

Linhas

 

– PLATAFORMA SUPERIOR

Farão parada na estação de transferência todas as linhas troncais que já utilizam a faixa exclusiva do transporte coletivo junto ao canteiro central da Constantino Nery.

 

– PLATAFORMA INFERIOR

019 – Vila Marinho / Compensa / Avenida São Jorge

020 – Conj. Augusto Montenegro / Cel. Teixeira / Estação São Jorge

Fonte: Secom


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7