Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Em parceria com grafiteiros, Prefeitura conclui pintura nos viadutos da cidade

Compartilhe
Em parceria com grafiteiros, Prefeitura conclui pintura nos viadutos da cidade

Após transformar a paisagem urbana com mais de dez artes expostas nos viadutos da cidade, a Prefeitura caminha para a finalização do último mural que integra o circuito de revitalização de passagens de nível e viadutos de Manaus. O trabalho final está sendo realizado na passagem do cruzamento da Constantino Nery com a avenida Darcy Vargas e será concluído neste domingo, 17/9.

Participando desde o primeiro mural retratado na passagem de nível na avenida Djalma Batista, próximo à Escola Normal Superior, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Raiz Campos têm dedicado suas pinturas a rememorar as raízes indígenas e seus impasses enfrentados na atualidade. Ele destaca que, com os murais, Manaus já se tornou um ponto turístico do grafite.

“No grafite existe a parte estética e emocional, mas também a parte turística. Em cidades como São Paulo e Salvador, por exemplo, muitas pessoas vão só para ver o grafite. Nossa cidade não tinha esse circuito turístico, mas agora temos”, destacou. “Além disso, precisamos ocupar esses espaços com coisas boas. Isso vai fomentando o turismo, surgem convites para mais trabalhos e provamos que somos capazes de fazer coisas grandes”, completou o artista, comentando que mais do que a obra em si, o importante é o processo de interação com as pessoas que se sensibilizam com a arte.

Para o vice-prefeito e responsável pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Marcos Rotta, a parceria com os grafiteiros gerou resultados admiráveis e benéficos à cidade. “Conseguimos modificar a paisagem desses espaços com tinta, talento e a sensibilidade dos nossos artistas. A gestão Arthur-Rotta apoia esse tipo de trabalho e vamos pensar em novos projetos para continuar criando essas galerias a céu aberto. Assim, colorimos e incluímos nossa Manaus entre as cidades do grafite, além de darmos oportunidades para novos talentos da arte manauara”, avaliou.

Conceito

O mural que Raiz finalizou na última sexta-feira, 15/9, é inspirado nos índios tembé e teve como referência a foto de Christian Braga, amigo e fotógrafo que trabalha com a causa indígena. “No contexto da arte, o índio está na frente da grafia como se fossem labirintos com um beija-flor que joga uma gota de água. Na poética pintura, a inspiração vem de que os índios estão passando por situações difíceis com o governo fechando porta às suas causas, então eles se veem num labirinto sem saída”, explicou o artista.

Já a ave, diz Raiz, faz referência à famosa fábula do beija-flor na floresta, em que a lição se trata de cada um fazer sua parte onde vive. “É de gota em gota que a chuva enche nossos rios. Se todos contribuíssemos com a causa alheia ninguém passaria por certas necessidades”, defendeu.

O artista revela, ainda, que os seus murais têm se tornado poesia nas mãos do poeta Celdo Braga. “Já fizemos parceria desde a pintura do viaduto da Djalma Batista. Eu mostro a pintura final, converso com ele sobre a ideia do mural e ele transpõe o desenho na sua linguagem da poesia que ele divulga em sua rede social”, informou.

Outro artista que começou na mesma sexta-feira a assinar sua arte com o tema “Amazônia Urbana” nos concretos da passagem de nível da avenida Darcy Vargas é Rogério Arab, presente desde os primeiros grafites em grande escala e um dos responsáveis por encabeçar a proposta dos muralismo em Manaus.

Novos voos

Realizado durante a finalização das artes no viaduto do avenida Senador Álvaro Maia, na zona Centro-Sul, o Festival Amazônia Wall deve se expandir para outras cidades do Norte. “Estamos nos organizando para tentar levar a proposta do festival para outros capitais que abrigam a Amazônia, como Porto Velho e Boa Vista”, comentou Raiz.

Idealizado e produzido por Rogério Arab, o objetivo é do evento é difundir a arte para a sociedade e também trazer a nova tendência do muralismo mundial que vem ganhando espaço na capital amazonense.

FOTOS: Ricardo Oliveira /  Semcom


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais