Brasília Amapá |
Manaus

Corpus Christi: tradição dos tapetes volta às igrejas de Manaus

Compartilhe

Manaus-A Igreja Católica celebra nesta quinta-feira (8) a festa de Corpus Christi. Em Manaus, a tradição de preparar tapetes para a data voltou a ser vivida nas igrejas da cidade. Essa antiga tradição foi parando na capital e agora depois da pandemia está sendo retomada.

No Santuário de Fátima, na Praça 14, Zona Sul da capital, a ideia de fazer os tapetes foi do próprio pároco, padre Helton Wachholz. Ele coordenou o processo de tingimento das serragens e a confecção aconteceu na noite de quarta-feira (7) para a missa que ocorreu na manhã desta quinta.“Os tapetes são para que Cristo, nosso pastor e guia, caminhe no meio de nós na Eucaristia”,explicou o religioso durante a confecção das imagens.

A origem dos tapetes

Os tapetes de Corpus Christi têm origem portuguesa. Elas chegaram ao Brasil na época da colonização. Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, “quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias”.Em Manaus, os tapetes eram feitos ao longo da Avenida Eduardo Ribeiro, por onde tradicionalmente passa a procissão de Corpus Christi. No entanto, com o tempo, a tradição deixou de ser realizada e, após a pandemia, foi “adotada” pelas paróquias e áreas missionárias da Arquidiocese, que passaram a fazer os desenhos em suas próprias comunidades.

Créditos: G1 Amazonas


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7