Brasília Amapá |
Manaus

Cinco homens são presos em Manaus durante operação contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Compartilhe

Manaus – Cinco homens foram presos na manhã deste sábado (18), em Manaus, por suspeita de estupro de vulnerável. As prisões ocorreram durante a operação “Araceli”, deflagrada na cidade em combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Quatro pessoas estão foragidas. Além disso, a polícia apreendeu objetos eletrônicos que serão periciados.

A operação foi realizada na capital em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil, comemorado neste sábado (18). As prisões ocorreram em bairros da zona Oeste, Centro-Oeste, Centro-Sul e Norte da capital. Mais de 80 policiais civis participaram da ação.

Foram presos Adson Leandro Ximenes, 39; Francisco Justino da Silva, 63; Carmelino Vicente Gomes (idade não divulgada); Cristóvão Freitas de Sousa, 44 anos, e Jehiel Erikson Alencar França, 36 anos, que questionou o motivo de estar sendo preso. Ele negou envolvimento com o crime.

De acordo com a delegada titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), Joyce Coelho, a operação visou abusadores e exploradores de crianças e adolescentes.

“O perfil do abusador que prendemos hoje é o ‘intra familiar’, que trai a confiança da vítima. Ele coloca na vítima o temor, o pavor. Obriga a guardar segredo e causa nela, transtornos para uma vida inteira. Já o explorador sexual sempre é aquele que se utiliza da vítima, é comercial. Isso faz com que os menores nem se achem vítima, pois muitas vezes querem ganhar um celular, uma roupa nova e é induzida a entrar nesse mundo, sem saber que seus valores e seu corpo merecem muito mais do que isso”, disse.

Entre as vítimas, a delegada destacou o caso de uma adolescente, de 12 anos, que foi induzida a se prostituir aos nove anos.

“A exploradora é uma pessoa do ciclo familiar, ela acabou fazendo com que a criança ficasse viciada em drogas e isso facilitasse os convites para os programas sexuais, na maioria das vezes, com homem mais velhos, que pagam uma quantia módica: para comprar o alimento e a droga”, explicou.

Com os mandados de buscas cumpridos na manhã deste sábado (18), um novo trabalho investigativo será realizado para identificar mais vítimas e mais autores desses crimes.

Durante coletiva de imprensa realizada após a operação, a delegada destacou a necessidade de se combater esse crime. “Fechar os olhos significa fortalecer o abusador, e cada vez mais temos que proteger as vítimas, fazendo denúncias”, completou


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7