Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Cientista afirma que novas variantes da Covid resistentes às vacinas podem surgir em Manaus

Compartilhe

Manaus (AM) – Novas mutações, com mais mortes e até resistentes às vacinas. Nesta terça-feira (9), o cientista Lucas Ferrante, pesquisador do programa de biologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), disse que Manaus pode estar a caminho de uma terceira onda da Covid. “A circulação do vírus em Manaus está desenfreada e isso pode propiciar inclusive novas mutações tornando uma linhagem resistente à vacina”, afirmou.

Para o pesquisador, a capital do Amazonas pode chegar a uma situação jamais vista em nenhum lugar do planeta. Ele afirma que só um lockdown completo poderia evitar esse futuro tenebroso. “O caso de Manaus pode se tornar um problema de saúde pública mundial. Nós precisamos frear o avanço dessa pandemia, porque caso a gente tenha uma variante resistente à vacina agora em 2021, nós vamos ver oportunidades de nível mundial se fechando economicamente para Manaus”.

No dia 21 de janeiro, o cientista conta que teve uma reunião com o prefeito David Almeida, recomendando um lockdown extensivo para a cidade.  “O aviso da segunda onda estava amplamente difundido, não dá para utilizar a desculpa que foi a nova variante que surgiu que causou a nova onda, até porque essa variante ela surgiu entre agosto e janeiro. Ela é muito recente para ter propiciado isso e os danos que essa variante vai causar eles ainda serão vistos”, afirmou.

Manaus tem mais de 285 mil casos e mais de 9 mil mortes pela Covid. Mesmo em toque de recolher, imagens de ruas cheias e festas clandestinas não parar de surgir.





Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais