Brasília Amapá |
Manaus

Centro Histórico de Manaus é dominado pelo CV e aos poucos está virando a nova Cracolândia

Compartilhe

Manaus – O Centro da cidade de Manaus, onde um dia a Belle Époque encantava com sua grandiosidade, vive uma realidade preocupante. O local, palco de marcos arquitetônicos emblemáticos, está sendo gradativamente dominado pela maior facção criminosa do Brasil, o Comando Vermelho (CV).

O Relógio Municipal, localizado na Avenida Eduardo Ribeiro, é exemplo de um cenário imponente da região que agora tem o seu encanto ofuscado pela marca do crime, assim como a Praça dos Remédios.  O Palácio da Justiça, representando o ápice econômico da época da borracha, ainda se ergue majestosamente, mas a sombra do CV paira sobre essas construções históricas.

O contraste é evidente: enquanto turistas e moradores se encantam com a arquitetura clássica e a beleza do conjunto histórico, dezenas de pessoas se entregam ao consumo desenfreado de drogas em cada canto da Praça dos Remédios. Maconha, cocaína, crack e outras substâncias são comercializadas livremente, transformando o local em um cenário pós-apocalipse, em uma nova ‘Cracolândia’.

CV impõe um desafio às autoridades

Enquanto o crime organizado ocupa o espaço público e traz consigo a sensação de insegurança para a população, infelizmente, a resposta das forças policiais tem sido limitada.  A assistência social oferecida, embora indispensável, parece ser apenas um paliativo diante do problema.

Apesar disso, ainda há luz em meio à escuridão. A igreja e algumas almas piedosas se mobilizam para oferecer uma mão amiga, e projetos como o Ágata trazem alento aos mais necessitados. Entretanto, é inegável que a situação demanda ações mais contundentes e um esforço conjunto de todos os setores da sociedade e do governo.

O Centro Histórico de Manaus carrega consigo um rico passado que deve ser preservado. É preciso resgatar o brilho desse patrimônio cultural e arquitetônico, ao mesmo tempo em que se busca soluções efetivas para combater o crime e garantir a dignidade e o amparo às pessoas que enfrentam o vício e a marginalização social.

A reconstrução desse cenário exige o comprometimento das autoridades em erradicar o crime organizado e promover políticas inclusivas. Somente com esforços coordenados, o Centro Histórico de Manaus poderá ser redescoberto como um espaço seguro, encantador e inspirador para todos, despertando doces e curiosas imaginações, assim como fez no passado glorioso da Belle Époque.

Fotos: Sérgio Fonseca Jr.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7