Brasília Amapá |
Manaus

Buscando saúde e economia, manauaras começam a trocar carro por bicicleta 

Compartilhe

Manaus (AM) – O Dia mundial sem carro é registrado nesta quarta-feira (22) e alguns condutores que mudaram a forma de transporte em Manaus, contam que apesar do risco foi a melhor coisa que fizeram. 

A maneira escolhida para se locomover entre os bairros afeta diretamente o jeito de viver do ser humano. Maxwell Lima da Silveira, de 38 anos, trocou a motocicleta por uma bike desde que seu filho Isaque de 5 anos nasceu. 

Pode ser uma imagem de em pé, bicicleta e estrada

“Como a despesa aumentou eu tive que economizar um pouco mais, ir de bicicleta para o trabalho não só ajudou meu bolso como mudou a minha vida para melhor, eu não troco nada por isso, uso a moto  para casos mais de extrema necessidade e fora que eu ajudo com o meio ambiente”, disse o trabalhador.  

Carros e caminhões que não estão com a manutenção em dia exalam combustíveis fósseis e aumentam a poluição do ar na cidade que tem apenas 22% de vegetação. Os  Dados são do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). 

O professor PHD em Pedagogia, Manoel Silveira, de 33 anos,  contou que pedalar ajuda em todos os sentidos e que inclusive colabora com o meio ambiente. 

“Quando a gente anda de bicicleta, a gente está colaborando para um ambiente mais saudável, desde dentro de casa até chegar no trabalho, numa sexta-feira eu decidi ir pedalando para a escola, me desafiei e me detonei todo (risos…), passei uma semana  quebrado, mas daí eu decidi ir novamente e cheguei muito fedido, sério! Mas percebi no outro dia que meu corpo estava diferente, e por isso  fui uma terceira vez, e outra e outra. Pra você ter ideia, eu to economizando R$ 950,00 de combustível por mês”, declarou Manoel. 

A cidade de Manaus ainda não está entre as capitais que mais utilizam bicicleta. No entanto, diversos grupos ja realizam projetos para debater com as autoridades para desafogar o trânsito e contribuir para o meio ambiente.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7