Brasília Amapá |
Manaus

Vômito e diarreia: A proibição da ANVISA contra marca de peixe que pode estar na sua geladeira agora

Compartilhe

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), sem sombra de dúvidas, é um dos principais órgãos no que se refere a qualidade dos produtos.

A autarquia, vale lembrar, tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por meio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços.Dessa forma, os consumidores podem respirar mais aliviados na hora das compras. E por falar nisso, a autarquia bateu o martelo e proibiu a comercialização, distribuição e o uso de uma famosa marca de peixe que pode estar na sua geladeira.

O item em questão se trata de um atum ralado fabricado pela marca Cellier, que acabou sendo barrado pela Anvisa e teve o recolhimento dos mercados determinado.É importante frisar que, a medida diz respeito somente a um lote do produto fabricado no dia (08) de maio de 2023, com validade até (08) de maio de 2025, de acordo com informações do portal ‘Gov.br’.

Vale lembrar que a ocorrência se deu em Campinas, após o órgão receber um aviso do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS-SP) sobre um surto de intoxicação por histamina nos Centros de Educação Infantil (CEIs) da cidadeSegundo a ANVISA, a contaminação do peixe com histamina acima do limite tolerado pela legislação foi confirmada por exame laboratorial.

O alimento contaminado com histamina pode causar dormência, formigamento e sensação de queimação na boca, erupções cutâneas no tronco superior, queda de pressão, dor de cabeça, coceira na pele, podendo evoluir para náusea, vômito e diarreia.Por sua vez, a empresa de peixe barrada pelo órgão prestou um depoimento ao G1, da Globo, e destacou que a origem do entrave se deu de forma rápida.

“Tratou-se de uma falha pontual de operação que não mais ocorrerá, graças a inclusão de medidas corretivas em seu plano de APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle).”, disse a Cellier.

Fonte: Tv Foco


Siga-nos no Google News Portal CM7