Brasília Amapá |
Manaus

Vigilância Sanitária de SC apura morte de menina de 13 anos após vacina da Pfizer

Compartilhe
Vigilância Sanitária de SC apura morte de menina de 13 anos após vacina da Pfizer

Brasil – A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE) investiga a morte ocorrida na segunda-feira (10/1) de uma menina de 13 anos, moradora da cidade de Araranguá (SC), após reação adversa da vacina da Pfizer.

Paralisia de Bell

De acordo com a mãe da menina, Alice Romano Martins, a filha recebeu a primeira dose da vacina em 9 de novembro e cinco dias depois apresentou um quadro de Paralisia de Bell — um distúrbio que normalmente paralisa um dos lados do rosto e pode ser causado por infecções virais ou problemas imunológicos.

Alice diz que depois de um tratamento com corticoides os sintomas da menina se agravaram e ela foi internada no dia 29 de dezembro apresentando depressão respiratória. Na sequência, foi intubada e transferida para o Hospital Infantil Joana de Gusmão, de Florianópolis, em 2 de janeiro.

Segundo a mãe da menina, após vários exames foi detectada uma infecção no cérebro, mas sem uma causa definida. O médico informou que realizaram o tratamento com antibióticos, mas não conseguiram baixar a febre da paciente.

“Eles tentaram a noite toda, mas durante a manhã o quadro dela se agravou. E então me chamaram na ‘salinha’ e falaram que nada mais poderia ser feito, pois a infecção atingiu uma parte importante do cérebro. Às 10h15 minha filha faleceu”, disse a mãe.

Alice alega que a filha não possuía problemas de saúde e que até agora não foi descoberta a causa da morte, mas a mãe crê que tenha sido a vacina da Pfizer pois foi que ocasionou o quadro da menina.

Investigação

Ao portal Agora!, o Hospital Infantil Joana de Gusmão informou que somente a Secretaria de Estado da Saúde pode falar sobre o caso.

A DIVE informou em nota que está investigando o óbito da menina, notificado pelo município como possível “Evento Adverso Pós-Vacinação (EAPV), temporalmente associado à aplicação da vacina.”

“No entanto, considerando que a notificação de qualquer EAPV deva ocorrer em um prazo de até 30 dias após o recebimento da vacina, é necessário avaliar com cautela essa informação, pois o óbito pode estar associado a outras causas e não necessariamente à vacina”, finalizou a nota.

 

 

Com auxílio de informações via Portal Agora! e EA NOTÍCIAS DIRETO DE ORLEANS


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7