Brasília Amapá |
Manaus

Vacina contra varíola humana protege contra a varíola do macaco

Compartilhe

Brasil – Os casos de varíola símia em vários países têm levado à incertezas e muitos questionamentos. Entre eles, se a vacina contra a varíola humana é eficaz contra a varíola do macaco.

Primeiro, é importante voltar no tempo e resgatar um pouco da história da doença. A varíola comum dizimou milhões de pessoas no século 20 e por isso é considerada uma das doenças mais mortais que já existiram no mundo. Em 1971, foram registrados os últimos casos no Brasil e desde então, nenhum novo caso foi notificado no país.

Alguns anos mais tarde, já na década de 80, a doença foi erradicada. A Organização Mundial da Saúde (OMS), certificou a eliminação total da varíola após uma intensa campanha de vacinação global.

Desde a declaração de erradicação da varíola que vacinas contra a doença deixaram de ser aplicadas rotineiramente. Segundo informações divulgadas pelo Instituto Butantan, “a vacina contra a varíola é recomendada somente para pessoas que tenham um alto risco de exposição, tais como funcionários de laboratórios e de assistência à saúde que trabalham com o vírus da varíola ou materiais relacionados”.

De acordo com estudos científicos, a vacinação contra a varíola humana se mostrou eficaz contra a varíola dos macacos. Porém, pessoas ao redor do mundo com idade inferior a 40 ou 50 anos já não tomam mais a vacina, uma vez que as campanhas foram descontinuadas.

Diante dos casos recentes, no Reino Unido, por exemplo, a vacina contra a varíola tem sido ofertada à população de maior risco.

Enquanto cientistas travam uma verdadeira corrida contra o tempo para entender o que está levando ao surto de casos de varíola símia na Europa, autoridades não acreditam na possibilidade de que a transmissão do vírus perca o controle.

Com informações folhavitoria 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7