Brasília Amapá |
Manaus

‘Tudo o que quero agora é Justiça’, diz mãe de Jéssica Vitória, jovem vítima de fake news da ‘Choquei’

Compartilhe
'Tudo o que quero agora é Justiça', diz mãe de Jéssica Vitória, jovem vítima de fake news da 'Choquei'

Brasil – Em uma tragédia que expõe os perigos das notícias falsas nas redes sociais, a história de Jéssica Vitória, encontrada morta após ser alvo de fake news envolvendo o nome de Whindersson Nunes, comove o Brasil e destaca a necessidade urgente de responsabilização por disseminação irresponsável de informações.

A mãe da jovem, Dona Inês, emocionou-se durante sua primeira entrevista após a perda da filha. Em um apelo comovente, ela pediu Justiça para que nenhum outra mãe tenha que enfrentar o que ela está passando. “É tudo o que eu quero, que mostrem que tem Justiça neste Brasil ainda. Para que nenhuma outra mãe passe pelo que eu estou passando. Essa tamanha dor, perder sua filha dessa maneira”, desabafou à TV Paranaíba, afiliada da Record, em Minas Gerais.

Jéssica Vitória, de apenas 22 anos, foi vítima de prints falsos compartilhados pelas páginas de fofoca Garotx do Blog e Choquei, que somam mais de 20 milhões de seguidores. Dona Inês relembrou o desespero da filha diante dos ataques incessantes. “Ela chegava aqui chorando: ‘mamãe, pede a eles para parar, porque eu não estou aguentando. Faz alguma coisa, mamãe'”, relatou.

A mãe gravou um vídeo pedindo o cessar-fogo virtual, mas a crueldade não teve limites. Jéssica não tinha redes sociais para preservar sua saúde mental, mas mesmo assim, as páginas de fofoca encontraram meios de atingi-la. “Foram no meu Instagram, tiraram print das fotos dela no meu Instagram. Mentiram que ela tinha caso com o moço, sendo que nem rede social ela tinha.”

A Polícia Civil de Minas Gerais está investigando as circunstâncias da morte e se há ligação entre as fake news e o trágico desfecho. “A Polícia Civil vai investigar se houve algum induzimento, instigação ou auxílio a esse suicídio”, afirmou um representante da polícia.

Jéssica Canedo, vítima das notícias falsas, foi erroneamente apontada como affair de Whindersson Nunes. O comediante comentou nas redes sociais, alertando sobre o uso indevido de sua imagem. Antes da trágica morte de Jéssica, Whindersson já havia manifestado seu pesar em relação à situação. “Estou extremamente triste. Voltei ao dia em que perdi meu filho. Que ninguém passe pela dor de enterrar um filho”, expressou, em nota enviada por sua assessoria.

A Choquei, página responsável pela disseminação das fake news, alega não ter cometido nenhuma irregularidade. “Todas as publicações foram feitas com base em dados disponíveis no momento e em estrito cumprimento das atividades habituais decorrentes do exercício do direito à informação”, disse a página em uma declaração oficial.

Advogada da Choquei abandona o caso

A advogada Adélia Santos, que assina a nota oficial da Choquei, informou que o escritório não atuará no caso. “Apenas emitimos a nota de esclarecimento para a página, mas caso eventualmente exista alguma ação judicial serão outros patronos.” O episódio trágico de Jéssica Vitória reforça a necessidade urgente de regulamentações mais rigorosas para coibir a disseminação irresponsável de informações nas redes sociais e proteger a sociedade contra as consequências devastadoras das fake news.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7