Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

TSE retoma julgamento que pode cassar mandato do governador de Roraima Antonio Denarium

Compartilhe
TSE retoma julgamento que pode cassar mandato do governador de Roraima Antonio Denarium

Roraima – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma nesta terça-feira (26), às 19h, o julgamento que pode resultar na cassação definitiva do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP).

O processo estava parado há um ano e trata de acusações de uso da máquina pública para compra de votos nas eleições de 2022.

Denarium e o vice-governador, Edilson Damião (Republicanos), tiveram os mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), mas recorreram ao TSE.

O caso começou a ser analisado em 2024, quando apenas o relatório foi lido pela presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia. Desde então, o julgamento permaneceu suspenso.

O Ministério Público Eleitoral defende a manutenção da cassação, alegando que programas como o Cesta da Família e o Morar Melhor foram usados de forma irregular para beneficiar o governador em plena campanha.

Segundo a acusação, mais de 50 mil famílias foram contempladas com a distribuição de bens em ano eleitoral, prática considerada ilegal.

A ação foi incluída novamente na pauta após a posse dos novos ministros do TSE, ocorrida em 5 de agosto. A relatora do processo é a ministra Isabel Gallotti.

Se o tribunal confirmar a decisão do TRE-RR, tanto o governador quanto o vice perderão os mandatos, abrindo espaço para novas definições políticas no estado.

 



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais