Brasília Amapá |
Manaus

Tornado e redemoinhos começam a aparecer no Brasil: moradores de Alagoas filmaram tudo; veja vídeos

Compartilhe
Tornado e redemoinhos começam a aparecer no Brasil: moradores de Alagoas filmaram tudo; veja vídeo

Brasil –  Na cidade de Estrela de Alagoas, localizada no Sertão do Estado, os moradores foram surpreendidos por um fenômeno incomum: registros de redemoinhos e até mesmo de um tornado na zona rural da região. O evento extraordinário ocorreu nesta quinta-feira (22) e deixou casas destruídas, com telhas sendo deslocadas pela força dos ventos. Segundo o doutor em Ciências Climáticas e professor da Universidade Federal de Alagoas, Jório Cabral, embora raros, tais eventos não são impossíveis na região, mas eram considerados até então, “muito raros”.

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos esclareceu que o ocorrido na cidade sertaneja foi um fenômeno meteorológico raro, conhecido como tornado. Apesar disso, o órgão considerou o evento de pequena proporção, uma vez que, na escala Fujita, o tornado registrou velocidade inferior a 117 km/h, o que normalmente causa poucos danos.

“Tornados são caracterizados por ventos ciclônicos que rotacionam em grande velocidade em volta de um centro de baixa pressão, se materializando quando seu funil toca o chão, conectando uma nuvem de tempestade ao solo”, explicou a Semarh, acrescentando que o fenômeno foi resultado de cisalhamento do vento e de condições climáticas favoráveis, incluindo a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis sobre o oceano.

De acordo com o professor Jório Cabral, as imagens divulgadas pelos moradores indicam principalmente a ocorrência de redemoinhos, embora em uma delas haja fortes indícios de que se trata de um tornado. Ele explicou que a combinação de aumento de temperatura e baixa umidade, com a aproximação do período chuvoso, cria um contraste entre a superfície quente e seca e o ar proveniente do oceano Atlântico, propiciando condições para a formação desses fenômenos.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7