Temer cancela viagens para acompanhar nova fase da Lava-Jato
BRASÍLIA – O vice-presidente Michel Temer cancelou suas agendas de eventos nesta sexta-feira e amanhã e está a caminho de São Paulo para acompanhar de perto os desdobramentos na nova fase da operação Lava-Jato, que atingiu o ex-presidente Lula.
Temer estava em viagem em Campo Grande e tinha eventos marcados em Goiânia e Palmas hoje, além de Caxias do Sul, Porto Alegre e Tietê no sábado, na “caravana” de sua campanha para ser reconduzido à presidência do PMDB e para se tornar mais conhecido pelo Brasil. Mas, após tomar conhecimento dos fatos, o vice decidiu retornar a São Paulo. Seus principais auxiliares, os ex-ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco, estão acompanhando ao seu lado o desenrolar da situação.
Na cúpula peemedebista, o sentimento é de cautela. Há uma preocupação para que Temer não volte a se expor desnecessariamente, como fez no ano passado, quando fez críticas à presidente Dilma Rousseff e jogou combustível no fogo que consumia a relação do PMDB com o governo.
Há uma avaliação, no entorno de Temer, de que o andamento do processo de impeachment depende, primeiro, de uma decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a forma como será conduzido no Congresso e, depois, das duas Casas Legislativas. Por isso, o vice-presidente tenta evitar qualquer movimento prematuro.
Apesar da cautela com que tenta agir Temer, a oposição e a ala oposicionista do PMDB estão eufóricos com os fatos desta semana, que tiveram, além da condução coercitiva de Lula, as revelações da delação premiada do senador Delcídio Amaral, que envolvem o ex-presidente e Dilma Rousseff. Oposicionistas têm a expectativa de conversar com o vice sobre o cenário de impeachment a partir desses novos fatos.