Brasília Amapá |
Manaus

Suzane von Richthofen se torna universitária e cursa Biomedicina em SP

Compartilhe
Suzane von Richthofen se torna universitária e cursa Biomedicina em SP

Brasil – Suzane von Richthofen, de 39 anos, voltou à vida acadêmica, desta vez para cursar biomedicina na Faculdade Sudoeste Paulista (UniFSP), em Itapetininga, no interior de São Paulo. Ela está vivendo no interior paulista há cerca de dois meses, desde que sua pena progrediu para o regime aberto.

Atualmente, Suzane vive em Angatuba, a 50 km da cidade onde estuda. A universidade não se manifestou sobre a matrícula de Suzane.

Suzane já cumpria o regime semiaberto desde 2015 após ter sido condenada pelo homicídio dos pais. A diferença na progressão da pena para o aberto é que ela pode estudar ou trabalhar durante o dia, mas, no período noturno, ela deve voltar para sua residência, com endereço registrado junto à Justiça, e não para a penitenciária.

A progressão de pena acontece porque, no Brasil, um dos objetivos do sistema penal é a ressocialização e reinserção do indivíduo na sociedade. Isto é, a Justiça visa reintegrar na sociedade pessoas que foram punidas por praticar crimes, evitando a reincidência desses atos e incentivando sua participação ativa na vida social.

No início de fevereiro, repercutiu nas redes sociais a abertura de um ateliê online por Suzane, para vender produtos feitos a mão.

Vida universitária

Esta, porém, não é a primeira tentativa da ex-detenta de se especializar. Na época do crime, ela cursava Direito na PUC-SP. Em 2017, Suzane foi aprovada para o curso de Administração em uma universidade de Taubaté. Ela chegou a se inscrever no programa de financiamento estudantil Fies, mas não efetivou a matrícula.

Anos depois, em 2020, Suzane conseguiu uma vaga pelo Sisu no curso de Gestão de Turismo no Instituto Federal de Campos do Jordão, mas não foi autorizada pela Justiça de São Paulo a deixar a Penitenciária de Tremembé para frequentar as aulas.

Já em 2021, Suzane conseguiu na Justiça o direito de estudar Farmácia em uma universidade de Taubaté (SP). Logo depois, ela mudou a opção de curso para Biomedicina. No entanto, Suzane decidiu trancar o curso por lá após conseguir o benefício de cumprir o restante da pena em liberdade.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7