‘Quem não quer o Pelé jogando no seu time’, diz Berzoini sobre Lula virar ministro
BRASÍLIA – O ministro Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, defendeu nesta quarta-feira que o ex-presidente Lula tenha um cargo no governo.
– Quem não quer o Pelé jogando no seu time – questionou, fazendo a ressalva de que uma decisão sobre aceitar ser ministro cabe ao ex-presidente.
Ministros, senadores e deputados petistas têm feito um apelo para que Lula seja indicado ministro por Dilma. Os postos sugeridos são a Fazenda, Justiça e Casa Civil. A presidente teria se convencido de convidá-lo, mas hoje pela manhã, em café com um grupo de cerca de 50 senadores aliados, na casa de Renan Calheiros (PMDB-AL), Lula não demonstrou ânimo com a ideia.
Indagado sobre a possibilidade de Lula ocupar cargo no Executivo, o ministro da Comunicação Social, Edinho Silva, respondeu:
— Tem gente querendo, mas ele está resistindo — disse após solenidade no Planalto hoje de manhã.
Entre os petistas, há quem defenda a nomeação de Lula para que o ex-presidente evite desdobramentos da Lava-Jato, sob competência do juiz Sérgio Moro. Se Lula se tornar ministro, passará a ter foro privilegiado e um possível processo penal passaria a ser competência do Supremo Tribunal Federal (STF). Aliados do petista, contudo, temem que a entrada de Lula no governo seja interpretada como confissão de culpa.