Brasília Amapá |
Manaus

Pix deverá ganhar novas funções para 2022; será possível parcelar compras

Compartilhe

Brasil – Lançada em 2020, a Pix se tornou popular e hoje é difícil encontrar quem não o usa. A facilidade, agilidade e falta de taxas para fazer transferências caíram no gosto popular. Apesar de seu amplo uso, as novidades da ferramenta não param.

Recentemente, duas novas modalidades pix foram válidas: Saque e Troco. O Banco Central (BC) permite que os usuários do Pix façam estoque de valores em locais credenciados.
Agora é possível fazer saídas em locais como padarias, lojas de departamento e supermercados, não apenas em caixas eletrônicos.

Segundo o BC, a oferta dos novos produtos da ferramenta aos usuários é opcional. A decisão final cabe aos estabelecimentos comerciais, empresas de rede de autoatendimento e instituições financeiras.

Novidades no Pix para 2022

Mais do que as notícias atuais, o BC também revelou algumas das intenções para 2022. O Pix deve receber uma série de implementações muito interessantes.

1 – Pix Offline

O presidente do BC, Roberto Campos, disse que o PIX ganhará opção de uso offline. Será por uma forma de cartão de aproximação, como ele contou em um discurso divulgado na imprensa. “Em breve, o pix terá funcionalidade offline. Estudamos três tecnologias para isso, mas a principal deve ser na forma de cartão por aproximação. Em algum momento haverá um cartão PIX de aproximação.”

2 – Abordagem pix

A partir do discurso acima, outra novidade fica clara. O Pix pode ser usado através de aproximação, como é o caso hoje com cartões de débito e crédito. Tudo o que o cliente tem que fazer é aproximar o telefone da máquina ou de outro dispositivo.

3 – Pix Garantido

Talvez um dos mais solicitados pelos usuários, o Pix Garantido possa ser usado em parcelas. Sim, o cliente pode usar o Pix como se fosse um cartão de crédito.

4 – Débito automático

Em 2022, o BC planeja introduzir a opção de agendar pagamentos da Pix. O usuário pode pagar conta de luz, telefone e outros automaticamente.

5 – Pix International

Sem data para ser lançada, esta função permitirá que você faça pix para contas em outros países.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7