Brasília Amapá |
Manaus

Penitenciária ganha canil para presos cuidarem de animais que estavam abandonados nas ruas

Compartilhe

Brasil – Redução de estresse, melhoras na autoestima e na saúde, desenvolvimento de habilidades afetivas, aumento da capacidade de se socializar… Já está mais do que provado que o convívio com animais traz uma série de benefícios para os seres humanos. Por isso mesmo, o Poder Judiciário de Santa Catarina está apostando nessa relação para garantir o sucesso do processo de reintegração social de seus presos.

A Penitenciária de Canhanduba, localizada na cidade de Itajaí, ganhou um canil – construído pelos próprios detentos! – que abriga animais que foram tirados das ruas pelo Centro de Controle de Zoonoses da região. Os bichinhos, até então abandonados, passam a ser cuidados pelos presos do local que se encontram em regime semiaberto.

Entre as atividades, banho e tosa, alimentação dos animais, limpeza das dependências do canil e muito carinho aos bichinhos – que já chegam ao local castrados, vacinados e vermifugados.

Atualmente, 10 presos participam da iniciativa, acompanhados por uma equipe multidisciplinar de profissionais, que conta com psicólogos e assistentes de veterinário, que compartilham seus conhecimentos técnicos com os detentos. Entre os critérios para seleção dos internos que participam do projeto – batizado de ReabilitaCÃO -, estão aqueles que apresentam bom comportamento e possuem algum quadro de depressão ou ansiedade.

A ideia é que os animais sejam cuidados pelos detentos em caráter temporário! Para tanto, aos finais de semana, em parceria com ONGs locais, os bichinhos são levados para feiras de adoção responsável para que ganhem lares permanentes – e ofereçam suas vagas no canil da penitenciária para animais que ainda estão nas ruas.

Com a iniciativa, os animais conseguem um novo lar. Os presos avançam em seu processo de reintegração social. E todos saem ganhando! Uma ideia para lá de boa para se aplicar em outras regiões do país, não?

Com informação do site The Greenest Post


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7