Brasília Amapá |
Manaus

Onda de calor atinge 12 capitais no fim de semana, com mais de 35ºC

Compartilhe

Brasil – Com a onda de calor que se instalou em todo o país, boa parte das capitais federais teve temperaturas acima de 30ºC. Esse número vai além: 12 delas tiveram temperaturas acima dos 35ºC neste domingo (12/11).

O Rio de Janeiro chegou a registrar 40,4ºC e deteve o recorde de temperatura máxima no Brasil, e para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a única abaixo dos 30ºC.

Cerca de 12 capitais registraram temperaturas acima dos 35ºC neste domingo (12/11). Destas, sete capitais beiraram os 40ºC: Rio de Janeiro, Vitória (ES), Goiânia (GO), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Terezina (PI) e Palmas (TO).

A Região Sul encontra-se em alerta vermelho para tempestades, com acúmulo de chuva acima dos 100 mm na região centro e sul do Rio Grande do Sul. Contudo, ainda sim, Florianópolis (SC) chegou a registrar 30,8ºC.

Veja as capitais federativas e suas temperaturas máximas neste domingo (12/11)

Rio Branco (AC): 36,8ºC;

Maceió (AL): Sem dados*;

Manaus (AM): 35,6ºC;

Macapá (AP): 34,7ºC;

Salvador (BA): 31,7ºC;

Fortaleza (CE): 32,9ºC;

Brasília (DF): 32,6ºC;

Vitória (ES): 37,7ºC;

Goiânia (GO): 37,6ºC;

São Luís (MA): 31,9ºC;

Belo Horizonte (MG): 36,1ºC;

Campo Grande (MS): 37,7ºC;

Cuiabá (MT): 39,7ºC;

Belém (PA): 35ºC;

João Pessoa (PB): 32,8ºC;

Recife (PE): Sem dados*;

Terezina (PI): 38,9ºC;

Rio de Janeiro (RJ): 40,4ºC;

Natal (RN): Sem dados*;

Porto Velho (RO): Sem dados*;

Boa Vista (RR): Sem dados*;

Aracaju (SE): Sem dados*;

São Paulo (SP): 36,7ºC;

Palmas (TO): 37,7ºC;

Curitiba (PR): 34,8ºC;

Porto Alegre (RS): 24,4ºC;

Florianópolis (SC): 30,8ºC (mesmo com aviso de tempestade);

*sem dados: não existem estações para registro na região, ou elas estão em pane.

 

Recorde histórico

Essa é a oitava onda de calor registrada neste ano no Brasil. Só em setembro, foram duas ocorrências, que coincidiram com o pico do fenômeno El Niño. A capital amazonense, Manaus, chegou a atingir 40ºC neste período e quebrar recorde histórico, que só havia sido atingido há 113 anos.

A perspectiva, contudo, é de que uma frente fria, vinda da região Sul do país, traga tempestades, em detrimento das mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global, no qual o El Niño é intensificado. “Já tem umas chuvas na região Sudeste, vamos ter uma frente fria um pouco mais forte no Sul… As chuvas podem vir com característica de tempestade [solo seco, levantamento de poeira, possibilidade de queda de granizo]”, detalhou a meteorologista Ramos ao Metrópoles.

Recomendações e cuidados

As autoridades recomendam à população ingerir bastante líquido, evitar atividades físicas, evitar a exposição ao Sol nas horas mais quentes do dia, usar hidratante e umidificador, proteção contra o Sol e o calor (usar chapéus, evitar exposição, roupa solta), e em caso de mal-estar durante o período, procurar a ajuda de pessoas próximas ou centros de saúde.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7