Brasília Amapá |
Manaus

Ministério da Saúde diz que vacina japonesa contra dengue deve chegar ‘em breve’

Compartilhe

Brasil – O Ministério da Saúde afirmou nesta semana que aguarda uma proposta oficial do laboratório japonês Takeda para a compra de doses da vacina contra a dengue. Segundo a pasta, os insumos devem chegar “em breve” ao país.

Segundo o Ministério da Saúde, foram realizadas diversas reuniões entre representantes do governo e do laboratório japonês para acelerar os trâmites de aquisição do imunizante.

O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde, Carlos Gadelha, destacou que o Brasil tem interesse em produzir nacionalmente essa vacina, mas que isso não impede a compra do insumo pronto do laboratório Takeda.

“Em nenhum momento o Ministério da Saúde se colocou contrário, em caso de necessidade da população, a importar vacinas que tenham qualidade, eficácia e segurança para as pessoas”, explicou o secretário, reforçando que é necessário “um preço que seja viável” para garantir o acesso universal ao imunizante.

De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo da pasta é aumentar a independência nacional na produção de vacinas, mas sem fazer com que isso afete o fornecimento imediato de imunizantes à população.

“Nosso compromisso maior é incorporar a melhor tecnologia existente para a população contra a dengue, dando sustentabilidade para que a gente possa manter os brasileiros protegidos ao longo do tempo”, conclui Gadelha.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7